O reconhecimento e valorização do trabalho docente no Brasil só serão possíveis quando a educação for uma pauta de preferência e preocupação da sociedade em relação a outros temas básicos que ainda não superados, a exemplo da pobreza, atingirão diretamente a qualidade da educação. (Evite um parágrafo frasal. Formule a tese)
Sabe-se que os professores sofrem com problemas de baixas remunerações até ao labor da atividade em locais insalubres e perigosos. No aspecto remuneratório, há muito se conhece que o problema não é a falta de recursos e sim a ingerência e corrupção de certos gestores; da análise das condições de trabalho, contudo, a corrupção é causa cujas consequências não se resolvem com a mera eficiência dos recursos, uma vez que já foram afetadas as condições de vida de muitos alunos, do desemprego ou ausência dos pais, passando pelo trabalho infantil ao aliciamento pelo tráfico. (Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Desse modo,professores ficam desprotegidos diante de situações de crianças e adolescentes vulneráveis e que, na maior parte dos casos, apresentam sinais de agressividade, depressão e outros transtornos (Melhore a apresentação da discussão). Caso não haja distribuição de renda abrangente, atrelada a uma politica de acompanhamento de vida das famílias, não será possível ao professor a transformação de vidas por intermédio da educação. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, só o combate a todas essas questões básicas será capaz de colocar a educação em relevo e por conseguinte o reconhecimento e valorização dos professores. (Evite um parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |