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Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 20/09/2022

Status:

Corrigida
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A Constituição da República Federativa do Brasil, (Sem vírgula) declara em seu artigo 6º (Melhore a construção de sentido) à educação como um direito inalienável a todos brasileiros. Em consequência disto, entende-se que o corpo docente é imprescindível à sociedade, devendo estes serem valorizados pelo coletivo. No entanto, isto não se configura no Brasil, visto a infortuna desvalorização do professor nesta região, indicando despreparo social e governamental, necessitando contornar a conjuntura.

Primeiramente, o ônus supracitado evidencia a disfunção da sociedade brasileira. Segundo o filósofo utopista Francis Bacon, a sociedade perfeita deve ser fortemente intelectual, para tanto, necessita-se a formação da intelectualidade por meio da educação ofertada através dos professores. Em consequência, a desvalorização deles no Brasil impede a criação de uma sociedade melhor e não garante que alguns direitos constitucionais sejam efetivados. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, segundo a Varkey Foundation, o prestígio pelo corpo docente no Brasil é um dos mais baixos no mundo, tendo nota 1 de 10. Tal afirmativa indica o grande desinteresse coletivo à educação, sobretudo aos professores, acarretando um desenvolvimento inadequado do país e não cumprimento da carta magna. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, a desvalorização da classe docente afeta o Brasil drasticamente. Sendo assim, cabe ao governo federal realizar campanhas de conscientização à educação, por meio de parcerias com dispositivos midiáticos, como o Instagram e o Facebook, usando de figuras de grande comoção social, como Neymar e Anitta (Vírgula) para convencer a sociedade acerca da importância dos professores, amenizando a situação e aproximando-se da sociedade idealizada por Francis Bacon. 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200