De acordo com o economista britânico, Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa e sim investimento com retorno garantido. Diante disso, faz-se necessário a valorização dos professores no Brasil. Tristemente, isso não ocorre devido às reduções de verbas destinadas à educação e o desrespeito dos alunos para com os professores. (Muito bem. Formulou a tese)
Segundo pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos(Inesc), de 2022, o gasto público com a educação em 2021 atingiu o menor patamar desde 2012. Perante a isso, o valor destinado pelo estado à educação é insuficiente para conceder remuneração digna aos docentes. Além disso, não é incomum ocorrem atrasos nos pagamentos e falta de reajustes salariais. Outrossim, segundo pesquisas recentes (Apresente a fonte), profissionais da rede privada têm uma média salarial inferior aos concursados, o que torna essa problemática ainda mais abrangente.
(Melhore a estratégia coesiva) Conforme dito por Karl Max: "As inquietudes são a locomotiva da nação". Diante disso, a sociedade não deve ficar quieta em relação à realidade das escolas brasileiras. (Truncamento) Uma vez que, (Sem vírgula) os professores são desrespeitados por seus alunos de tal modo que podem causar problemas na saúde. (Truncamento) Como por exemplo a perda de voz, causada pela dificuldade de fazer os alunos ficarem em silêncio e transtorno de ansiedade, gerado por estresse. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, depreende-se que os profissionais da educação precisam ser mais valorizados no país. Para isso, faz-se necessário que o governo invista mais na educação e aumente o piso salarial dos educadores. Além disso, o Ministério da Cidadania deve promover eventos culturais com a exposição de filmes, peças e debates sobre o trabalho do docente. Isso deverá ocorrer anualmente, em espaços públicos como praças e ser aberto para toda a comunidade. Assim, poder-se-á respeitar e valorizar o trabalho do educador no Brasil, pois como proferido por Paulo Freire: "A escola será cada vez melhor, na medida em que cada ser se comportar como colega, como amigo, como irmão".
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |