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Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 17/09/2022

Status:

Corrigida
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De acordo com o pensador Claude Lévi-Strauss, a interpretação adequada do coletivo ocorre por meio de entendimento das forças que estruturam a sociedade, como os eventos históricos e as relações sociais, por esse ângulo, vemos a falta de valorização docente no Brasil, em comparação com países do leste asiático, se porta de maneira desleixada, impedindo seu desenvolvimento. Em contraponto, vê-se que esse tipo de serviço não recebe seu mérito e retribuição salarial de acordo com seu esforço, além da descrepância de profissionais, onde, aqueles que realmente são qualificados têm seu posto perdido, dando lugar àqueles sem competência para ocupar a vaga, seja de maneira corrupta ou pela má avaliação curricular. (Melhore a contextualização do tema)

Analisa-se o conceito de "organismo social" de Durkenheim analogamente com o viés do trabalho docente, em que sua importância é comparada a um órgão de um ser vivo que quando mal cuidado pode entrar em colapso. Dessa maneira é vista a carência de investimento e apoio governamental, além do grande desvio de verbas que se tem o aumento de greves e consequentemente a falta de aulas para estudantes de instituições públicas que, além de terem sofrido mais com a pandemia do covid-19, tem enfrentado grande defict de professores. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, de acordo com Hans Jonas e seu princípio da responsabilidade, com o advento do saber técnico, faz-se mister pensar nas consequências das ações para o futuro. É possível ver que o núcleo educacional não está fora das artimanhas corruptas, em que pessoas não qualificadas ocupam cargos e acabam prejudicando o todo, inclusive a profissão, além de não oferecer a educação necessária para os estudantes e nem o tratamento pedagógico preciso. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister a correção dessas falhas de organização e investimento do trabalho docente no Brasil que, por meio de reuniões na Câmara e a investigação da distribuição de renda, para quê que haja a minimização de desvio de verbas, além de mais concursos públicos. Assim, haverá o respeito devido e o comprimento do dever necessário para o bom funcionamento da sociedade visando o bem-estar daqueles que lesionar  lecionam, como também aqueles que aprendem. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200