No filme ''Escritores da liberdade'', há uma representação de uma escola em um bairro pobre que, com a chegada de uma nova professora, os problemas sociais presentes no ambiente e a desmotivação dos professores torna-se ainda mais explícito. A partir dessa percepção, a docente começa a tentar mudar essa realidade precária. Fora da ficção, as problemáticas se mantém, visto que o trabalho docente não é valorizado. Esse fator ocorre tanto pelo descaso com a educação quanto pela falta de interesse de alunos e população. Dessa forma, debater essas falhas educacionais recorrentes é fundamental para iniciar uma transformação no cenário atual. (Muito bem. Formulou a tese)
De início, é importante analisar a raíz do problema que reflete no descaso com o ensino nas escolas brasileiras. Nietzsche, filósofo alemão, aborda o termo ''Moral dos porcos'' que evidencia uma população que reconhece os problemas (como a educação precária) (Vírgula) mas se contenta apenas em reclamações entre si e aceitação atrelada ao falso carisma político que não busca realizar as promessas partidárias. Assim, o conceito de ser professor no Brasil não recebe importância, uma vez que não é de real prioridade política realizar melhorias educacionais e nem do corpo social eleger escolaridade e respeito ao profissional de ensino. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Ainda mais, a falta de interesse dos alunos proveniente dessa educação falha e relevância em exercer a docência são alguns dos fatores para a execução da docência estar em grande declínio. Os estudantes, em suma, não sabem reconhecer a necessidade de respeitar o professor; muitos são violentos ou desrespeitosos. Por conseguinte, a sociedade não exprime vontade em seguir o cargo de ensinar por receio com o cenário atual e também. (Sem ponto final. Reestruture) pela baixíssima remuneração e ausência de dignidade no ambiente de trabalho. Portanto, é evidente a obsolescência que a população projetou no processo educativo, e o sistema político reforça isso, já que a educação de qualidade coloca em risco cargos políticos de caráter corrupto. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, então, a urgência de combater os problemas enfrentados pelos profissionais de educação no Brasil. Para isso, é necessário que a sociedade, o a qual deve repensar a importância concedida ao cenário educacional, por meio de debates sociais para elevar o respeito aos docentes e ensinar as crianças e jovens a reproduzir essa ação (Melhore a construção de sentido). Tal atividade possui intuito de reformular a valorização da docência; além disso, cabe ao Ministério da Economia adjunto da Câmara de Deputados reavaliarem o piso salarial péssimo ofertado, através de reuniões formais, com objetivo de garantir melhorias de salário com propósito de atrair pessoas a se profissionalizarem no setor de ensino. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa, pois segundo Padre Antônio Vieira, ''a boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor''.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |