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Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 17/09/2022

Status:

Corrigida
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No filme ''Escritores da liberdade'', há uma representação de uma escola em um bairro pobre que, com a chegada de uma nova professora, os problemas sociais presentes no ambiente e a desmotivação dos professores torna-se ainda mais explícito. A partir dessa percepção, a docente começa a tentar mudar essa realidade precária. Fora da ficção, as problemáticas se mantém, visto que o trabalho docente não é valorizado. Esse fator ocorre tanto pelo descaso com a educação quanto pela falta de interesse de alunos e população. Dessa forma, debater essas falhas educacionais recorrentes é fundamental para iniciar uma transformação no cenário atual. (Muito bem. Formulou a tese)

De início, é importante analisar a raíz do problema que reflete no descaso com o ensino nas escolas brasileiras. Nietzsche, filósofo alemão, aborda o termo ''Moral dos porcos'' que evidencia uma população que reconhece os problemas (como a educação precária) (Vírgula) mas se contenta apenas em reclamações entre si e aceitação atrelada ao falso carisma político que não busca realizar as promessas partidárias. Assim, o conceito de ser professor no Brasil não recebe importância, uma vez que não é de real prioridade política realizar melhorias educacionais e nem do corpo social eleger escolaridade e respeito ao profissional de ensino. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Ainda mais, a falta de interesse dos alunos proveniente dessa educação falha e relevância em exercer a docência são alguns dos fatores para a execução da docência estar em grande declínio. Os estudantes, em suma, não sabem reconhecer a necessidade de respeitar o professor; muitos são violentos ou desrespeitosos. Por conseguinte, a sociedade não exprime vontade em seguir o cargo de ensinar por receio com o cenário atual e também. (Sem ponto final. Reestruture) pela baixíssima remuneração e ausência de dignidade no ambiente de trabalho. Portanto, é evidente a obsolescência que a população projetou no processo educativo, e o sistema político reforça isso, já que a educação de qualidade coloca em risco cargos políticos de caráter corrupto. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, então, a urgência de combater os problemas enfrentados pelos profissionais de educação no Brasil. Para isso, é necessário que a sociedade, o  a qual deve repensar a importância concedida ao cenário educacional, por meio de debates sociais para elevar o respeito aos docentes e ensinar as crianças e jovens a reproduzir essa ação (Melhore a construção de sentido). Tal atividade possui intuito de reformular a valorização da docência; além disso, cabe ao Ministério da Economia adjunto da Câmara de Deputados reavaliarem o piso salarial péssimo ofertado, através de reuniões formais, com objetivo de garantir melhorias de salário com propósito de atrair pessoas a se profissionalizarem no setor de ensino. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa, pois segundo Padre Antônio Vieira, ''a boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor''.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200