Valorização da Educação [E] - Banco de redações


Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 17/09/2022

Status:

Corrigida
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“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, (Ponto final) A frase dita por Nelson Mandela em um de seus discursos enfatiza a importância da preparação acadêmica (Reestruture essa ideia). O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade, em geral. Entretanto, no Brasil segue sendo a profissão menos valorizada pelos jovens e pelo Estado. (Formule a tese)

Não é difícil perceber que dentro da sala de aula muito dos alunos não demonstram o menor interesse sobre as aulas, e julgam aquele conteúdo como desnecessário para suas vidas. (Truncamento) Fazendo com que os professores se sintam desmotivados a ensinar, o que leva a alguns desistirem de suas profissões. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outro ponto importante a ser observado são os baixos salários e as poucas condições dos espaços para o desenvolvimento do ensino, revelando que nem mesmo o governo e a sociedade valorizam a educação como elemento fundamental para o progresso humano. (Explore a discussão com mais produtividade. Evite um parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Em vista das situações mencionadas, cabe ao Ministério da Educação (MEC) elaborar campanhas de incentivo aos jovens, deixando claro a importância do conhecimento em suas vidas e do respeito com os educadores. (Truncamento) E também ao governo federal, (Sem vírgula) melhorias nas condições de trabalho dos professores, com salários justos e mais incentivos a está profissão que é a base das demais. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200