“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, (Ponto final) A frase dita por Nelson Mandela em um de seus discursos enfatiza a importância da preparação acadêmica (Reestruture essa ideia). O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade, em geral. Entretanto, no Brasil segue sendo a profissão menos valorizada pelos jovens e pelo Estado. (Formule a tese)
Não é difícil perceber que dentro da sala de aula muito dos alunos não demonstram o menor interesse sobre as aulas, e julgam aquele conteúdo como desnecessário para suas vidas. (Truncamento) Fazendo com que os professores se sintam desmotivados a ensinar, o que leva a alguns desistirem de suas profissões. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto importante a ser observado são os baixos salários e as poucas condições dos espaços para o desenvolvimento do ensino, revelando que nem mesmo o governo e a sociedade valorizam a educação como elemento fundamental para o progresso humano. (Explore a discussão com mais produtividade. Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Em vista das situações mencionadas, cabe ao Ministério da Educação (MEC) elaborar campanhas de incentivo aos jovens, deixando claro a importância do conhecimento em suas vidas e do respeito com os educadores. (Truncamento) E também ao governo federal, (Sem vírgula) melhorias nas condições de trabalho dos professores, com salários justos e mais incentivos a está profissão que é a base das demais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |