O caminho para reduzir os problemas sociais é a educação. Seguindo essa perspectiva, países como Estados Unidos, Reino Unido, China e Austrália investem muito dinheiro em recursos educacionais. Já no Brasil, a educação parece não ser a prioridade das autoridades governamentais, tendo em vista as condições de trabalho da categoria docente, e a falta de políticas públicas para que estados e municípios invistam mais recursos na educação. (Muito bem. Formulou a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) No entanto, a valorização do trabalho docente não passa apenas pelo governo. Muitas vezes, o próprio aluno não se interessa ou sequer valoriza o esforço e a dedicação do professor. E a sociedade, tampouco, reconhece o quão importante é o trabalho do educador (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa triste realidade é refletida nos dados elaborados pelo relatório Global Teacher Status (2018), que apontam o Brasil como último lugar no ranking de valorização dos docentes. Ao fazer uma análise sobre o sistema educacional brasileiro, percebe-se que o ensino da rede pública começou a se expandir no fim dos anos 70. Portanto, um ensino recente, que ainda carece de investimentos dos governos estaduais e municipais, além de melhorias na estrutura das escolas públicas.
(Melhore a estratégia coesiva) É importante salientar que, diante do contexto em que os professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto durante a pandemia, os desafios educacionais se agravaram. A maioria das escolas públicas não estavam equipadas o suficiente para o ensino remoto, situação ainda presente nos dias de hoje. (Melhore a relação entre as discussões) Atualmente, a luta da categoria docente pela valorização da carreira continua a acontecer. No entanto, muitas vezes não há diálogo entre a secretaria de educação dos municípios e estados, e os professores. Enquanto os docentes aguardam (e imploram) para terem as suas necessidades atendidas, os mesmos ainda continuam desvalorizados e sem o amparo necessário; os alunos, sem um ensino de qualidade e uma perspectiva de futuro.
(Boa estratégia coesiva) Diante desse problema que afeta a carreira do professor, é indispensável a criação de políticas públicas para direcionar os investimentos para a formação dos professores e para a estrutura das escolas, garantindo um ensino de qualidade. Também deve-se levar em conta que as autoridades possam atender as necessidades da categoria docente, que lutam há muito tempo por melhores salários e pela valorização da carreira, de forma a tornar esta mais atrativa para aqueles que desejarem, no futuro, exercer essa profissão. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |