A teoria da pedagogia engajada, desenvolvida pela educadora Beel Hooks, idealiza a transgressão de barreiras educacionais, visando a construção de um espaço democrático nas escolas. Porém, na prática, esse método pedagógico não se estabeleceu no Brasil, principalmente devido à desvalorização dos educadores, fruto da violação de um direito social básico- a educação. Portanto, a valorização do trabalho docente enfrenta dois grandes desafios, a saber, o descaso estatal com a educação em regiões pobres e a falta de cultura constitucional na sociedade atual. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante disso, em primeira análise, existe um elevado abandono governamental das escolas públicas de municípios carentes, no âmbito econômico. Esse fato é retratado no documentário ''Pro dia nascer feliz'', o qual mostra escolas periféricas do nordeste com estruturas deficitárias, por exemplo- banheiros sem água encanada, mesas quebradas, ausência de bibliotecas e de aparelhos de informática- entre outros problemas. (Melhore a relação entre as ideias) Nesse cenário caótico, a condição de trabalho dos professores é precária, uma vez que eles são mal remunerados e não recebem ferramentas de qualidade para o exercício digno da profissão. Logo, a falta de assistência estatal é uma barreira para a valorização do trabalho docente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, em segunda análise, há uma forte desvalorização dos direitos sociais na coletividade, sobretudo, da educação, o que marginaliza a profissão docente. Isso ocorre porque, segundo o livro de Manuel Jorge, Constitucionalismo brasileiro tardio, ''a ausência de cultura constitucional conduz à ineficácia dos textos constitucionais'', em outras palavras, a desconsideração popular em relação a carta magna é uma atitude indiferente e cordial que permite o descumprimento da mesma. Por conseguinte, as demandas educacionais de melhores salários e estrutura pedagógica eficiente para os professores são invisibilizadas, e assim, (Sem vírgula) as perspectivas de valorização da profissão, destruídas. Dessarte, o posicionamento social dificulta a emancipação dos docentes.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é preciso medidas para transgredir as barreiras que impedem a valorização dos professores no Brasil. Nesse viés, o Estado- possuidor do aparato administrativo- deve investir em melhorias estruturais nas escolas de regiões carentes e em melhor remuneração dos educadores, por meio de verbas do Fundo Rotativo Orçamentário, no intuito de conceder condições dignas ao trabalho docente. Igualmente a sociedade deve desenvolver cultura constitucional para lutar pela efetivação de uma educação em que os professores são reconhecidos. Assim, a pedagogia engajada e democrática consolidará a valorização do trabalho docente no Brasil. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |