Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a valorização do trabalho docente no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto do silenciamento social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é importante pontuar que a desvalorização do professor no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “O Estado é responsável pelo bem-estar da população”, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, o governo pouco ou nada se faz perante os casos da falta de investimentos na capacitação do profissional docente (Vírgula) e devido a isso torna-se um dos principais fatores que desencadeam a desvalorização do professor no Brasil, visto que, (Sem vírgula) o incentivo, principalmente, financeiro é relativamente menor em comparação as outras áreas de capacitação profissional. Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o silenciamento social como promotor da problemática. Partindo desse pressuposto, a sociedade em si (Vírgula) por não entender a importância da profissão que forma todas as profissões (Vírgula) não se juntam aos professores para que juntos possam militar por mudanças, muitos profissionais docentes deixam de exercer seus cargos seja pela desvalorização salarial, seja pela violência contra o professor em sala de aula e devido ao silenciamento social todas as demandas acabam sendo ignoradas (Paralelismo sintático). Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o silenciamento social contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militara militar a desvalorização do trabalho docente no Brasil (Vírgula) necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação - órgão responsável pela educação pública nacional - irá desenvolver projetos que visam a melhoria dos investimentos nas formações e capacitações dos docentes através dad das universidades brasileiras, a fim de que haja uma melhoria do trabalho docente no Brasil. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo o impacto nocivo da desvalorização do professor, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |