O trabalho docente é a base da educação. Como disse Malala, ativista e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz (Vírgula) "um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo", o que evidencia a importância dos educadores para a sociedade. Porém, no contexto brasileiro, notamos que a educação não é valorizada e tampouco os professores, que enfrentam uma série de empecilhos no cotidiano para conseguirem exercer a função. (Formule a tese)
A educação é o agente fundamental que promove a melhoria de um país. Ela influencia diretamente em medidores como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), porque se entende que, se há investimento em educação, a sociedade vai melhorar em outros âmbitos, como saúde, segurança, qualidade de vida, economia, etc (Melhore a construção dessa ideia). Os países (Cite exemplos) que mais valorizam a educação e o trabalho docente são, consequentemente, os com maiores IDHs, elevada expectativa de vida, economias mais desenvolvidas e menor índice de violência.
(Melhore a estratégia coesiva) Mas os professores, no Brasil, não se sentem reconhecidos nem têm boas condições de trabalho. O salário é baixo, fazendo com que muitos se submetam a longas jornadas ou optem por trabalhar em duas ou mais escolas. Os alunos, por sua vez, não respeitam seus educadores, sendo comum os noticiários apresentarem situações de desavenças e até agressões dos estudantes aos seus professores. Além disso, muitas escolas enfretam sérios problemas de insfraestrutura, os quais afetam diretamente no trabalho docente, como falta de água, luz, giz, papel, problemas de encanamento, etc. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a importância da educação e, em contrapartida, a desvalorização dela e dos docentes no Brasil. Assim, faz-se necessário que a população tome consciência dessa situação, sendo o governo, através do Ministério da Educação, o responsável por promover campanhas, que podem ser veiculadas nas mídias, com cartazes em ambientes públicos e palestras nas escolas, enaltecendo a contribuição da educação e dos professores na melhoria da sociedade. A partir dessa persepção percepção, a sociedade pode cobrar do governo, com manifestações e produção de conteúdos nas mídias sociais, melhores salários e condições de trabalho para os docentes, que pode ser alcançado através de maior investimeto em educação. Esse é um caminho garantido para que o país siga rumo ao desenvolvimento. (Muito bem. Apresentou a proposta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |