A série brasileira “Segunda Chamada” (Vírgula) produzida pela Globo em conjunto com a 02 Filmes, narra o cotidiano de uma escola pública estadual da periferia de São Paulo. Apesar de ser ficcional, a obra transmite a real condição da educação nos grandes centros brasileiros, além da falta de investimento público e desmotivação do corpo docente. É, também, exposto ao grande público a realidade vivenciada todos os dias por professores nas salas de aulas de todo o Brasil. (Formule a tese)
Segundo uma pesquisa do Instituto Ibope (Desenvolva a sigla), em parceria com o Movimento Todos pela Educação, o maior problema da educação no Brasil é a baixa remuneração dos professores, sendo realidade tanto na rede pública quanto na rede privada. A baixa desmotivação dos professores é bastante influenciada pelo salário, justamente porque, diversas vezes, o trabalho se estende para além da sala de aula. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, temos como problema (Vírgula) quanto ao trabalho de docente, a falta de infraestrutura e a falta de apoio e reconhecimento. Diversas vezes, a falta de infraestrutura prejudica o trabalho dos professores, pois impedem que eles realizem seus trabalhos da maneira que gostariam. Muitos professores são desmotivados dentro e fora da escola, uma vez que eles, constantemente, não têm seu trabalho reconhecido nem pelos alunos e, muito menos, pela direção de seus respectivos colégios (Melhore a apresentação dessa discussão). Fora do ambiente escolar, como dito anteriormente, a questão salarial justa é algo pelo qual os docentes ainda precisam lutar, visto que até a própria sociedade recebe com escárnio.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é impreterível que atitudes sejam tomadas para impedir a persistência dessa realidade em nossa sociedade. O investimento público em infraestrutura nas instituições educacionais é essencial para a manutenção do trabalho docente, além de corrigir com maior frequência o plano de carreira do professor em todas as esferas nacionais. Além disto faz-se necessário a promoção de informações, podendo ser disseminadas na televisão e nas redes sociais, que conscientizem a população para uma maior valorização dos professores no Brasil. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |