“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Essa frase (Vírgula) do filósofo brasileiro Paulo Freire (Vírgula) indica a importância da educação na sociedade. No entanto, no que concerne à questão da valorização do trabalho docente no Brasil, verifica-se uma lacuna na manutenção do ensino brasileiro, o que configura um grave problema. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um obstáculo em virtude da ausência de incentivo e do baixo salário. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse sentido, semelha-se a ausência de incentivo dos pais e do corpo social ao agravamento dessa questão. Sob o viés, entende-se que a sociedade não tem o interesse a valorizar o trabalho dos professores e isso vai dos pais para filhos, levando assim as crianças a desejarem outras profissões (Melhore a construção dessa ideia). Nesse sentido, percebe-se que a não valorização do trabalho docente aumenta a deficiência na questão do ensino no Brasil. Sendo assim, cabe à sociedade incentivar e motivar cada dia mais as crianças e buscar uma solução para esse empecilho.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, ressalta-se também que o baixo salário é intensificado devido à negligência governamental. Desse modo, a remuneração desvaloriza muito todo o esforço dos que os profissionais da educação fazem para que possam se formar e não recebem nem a metade em troca dos serviços prestados (Reestruture essa discussão). Deve-se olhar com mais atenção para o assunto é e tentar encontrar uma saída para que possam obter um salário adequado para a profissão que exige tanto.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, é de extrema importância que o Estado em consonância com o Ministério da Educação, (Sem vírgula) produzam políticas públicas de incentivo e apoio eficazes, em todos os espaços de conversas viáveis, como palestras abertas para a comunidade e conselhos para os profissionais da educação, com o intuito de deixar a população conhecedora da importância do trabalho docente e da influência que tem para a sociedade, para que os professores tenham o total impacto positivo no ensino brasileiro e seus cidadãos.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |