Aldous Huxley defende : "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Tal perspectiva é verificada na desvalorização do trabalho docente no Brasil, que mesmo sendo um problema antigo persiste na sociedade atual. Nesse contexto, percebe - se a configuração de um complexo problema, que se enraíza na invisibilidade dos profissionais da educação, mas também a omissão do Estado. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, a falta de valorização do trabalho docente fragiliza a dignidade humana. A esse respeito a filósofa Simone de Beauvoir desenvolveu o conceito de "Invisibilidade Social", a partir do qual um grupo é marginalizado. Assim, não é razoável que, embora objetive ser nação desenvolvida, o Brasil ainda conviva com a desvalorização dos professores em seu território. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inércia estatal inviabiliza a valorização do trabalho docente. Em referência, o filósofo inglês John Locke desenvolveu o conceito de "Contrato Social", a partir do qual os indivíduos deveriam confiar no Estado, que por sua vez, (Sem vírgula) garantiria direitos inalienáveis à todos. Todavia, evidencia que o Poder Público brasileiro se mostra incapaz de cumprir o contrato de Locke, na medida em que a autoridades não criem agenda legislativa que priorize novas metas no âmbito do Plano Nacional de Educação, para valorizar o exercício do magistério no serviço público de ensino. Dessa forma, enquanto a omissão estatal se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com uma das cruéis mazelas para os profissionais da educação.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o problema seja dissolvido. Para isso, o governo - órgão responsável pelos Três Poderes - deve criar um projeto de lei, por meio de pesquisas públicas (Vírgula) sobre a Valorização de trabalho docente no Brasil , a fim de reverter a lacuna legislativa . Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais para que chegue ao conhecimento da população. Paralelamente, é preciso intervir sobre a invisibilidade social presente na questão. Desta maneira, os fatos não serão ignorados e poderão deixar de existir. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |