Existe um frase dita pelo estadista sul africano , Nelson Mandela , que diz que a arma mais poderosa do mundo é a educação, para a promoção de melhores mudanças. No entanto, nem os manejados dessa " arma social ", (Sem vírgula) são valorizados , os professores , haja vista, (Sem vírgula) que lhes faltam melhores condições de trabalho e salário, bem como incentivos aos cursos de licenciatura . Deste modo , compreende-se a vergonhosa realidade que tem se tornado a educação no Brasil. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiro, é importante frisar que, (Sem vírgula) os baixos salários e as estruturas precárias de ensino , (Sem vírgula) contribuem para o não reconhecimento do cargo de docente , uma vez que , (Sem vírgula) há uma má distribuição e gestão dos recursos, consequentemente afetando a qualidade do sistema educacional. Sob esse viés, é concernente citar o que se afirmar a OCDE (Desenvolva a sigla) ( Organização que promove meios de melhorias na educação pelo mundo) que o Brasil se encontra-se entre os primeiros lugares no mundo de má remuneração aos seu profissionais de educação. (Reestruture. Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Segundo, é importante destacar que a falta de incentivos é e melhorias nos cursos de licenciatura, (Sem vírgula) colaboram para não valorização dos professores, haja vista , (Sem vírgula) que , (Sem vírgula) ocorre o desestimulo de estudantes para o curso e a depreciação da imagem do ensino. Partindo desse pressuposto , é válido citar o que se afirmou, (Sem vírgula) o professor Ricardo Takahash, pró-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais,. (Uso inadequado da pontuação) Segundo ele parte da juventude não tem interesse na docência, porque se tem a visão de que o trabalho de professor é a pior do que outras profissões. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe ao Ministério da Educação, (Sem vírgula) promover cursos de requalificação e capacitação para os docentes .Além disso, é necessário o aumento verbas públicas destinadas à educação, através dos altos impostos, bem como incentivar o ingresso do ensino de licenciatura. Assim, (Sem vírgula) sendo, o Brasil começará resgatar o poder e o valor da educação.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |