A valorização do educador no Brasil é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido e debatido na sociedade atual. Portanto, um desafio a ser superado no país é a desvalorização desses profissionais, visto que a falta de comprometimento entre os alunos, o baixo salário e o pouco investimento em sua capacitação corroboram para esse fato. (Melhore a contextualização do tema)
Sob essa perspectiva, é possível analisar a desvalorização dos professores por parte da sociedade, principalmente por jovens que cada vez mais estão em estado de desinteresse pela aprendizagem, seja pelo desqualificado sistema de ensino, pelas condições péssimas das redes de ensino ou ainda pela falta de prestígio e importância dada aos profissionais de ensino, ou seja, é preciso que medidas sejam tomadas para aumentar a valorização de professores, para que haja também melhora significativa no sistema de ensino. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante salientar que as baixas remunerações salarias colaboram para que cada vez mais profissionais desistam de suas carreiras. Além disso, o baixo salário também interfere na melhora de capacitação do professor, onde acabam por receber somente a capacitação inicial e não a contínua, para exercerem a profissão da melhor forma possível. A paralização ocorrida na PUC-SP, em 13 de setembro de 2022 (Vírgula) é um exemplo de protesto dos profissionais contra uma redução de seus salários. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse contexto, faz-se necessário que ações sejam tomadas para contribuir com a valorização do professor. Por conseguinte, dentre elas pode-se destacar políticas públicas como o reajuste salarial, a melhoria da infraestrutura das redes de ensino e o incentivo através de propagandas televisionadas em rede aberta como, (Sem vírgula) o SBT, Globo, Record e Bandeirantes, para destacar a importância do profissional de educação, além da criação de projetos de capacitação e cursos de aperfeiçoamento em todas as áreas da educação, disponibilizado pelo Ministério da Educação, (Ponto final)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |