“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Esse trecho de Carlos Drummond de Andrade trata-se de uma metáfora para desafios. Atrelado à contemporaneidade, a citação exemplifica bem a questão da desvalorização do trabalho docente no Brasil, haja visto o atual sistema público de educação, o qual não abrange a ampliação de projetos que incentivem a formação acadêmica dos jovens, direcionando-os a tratar com desdém, (Sem vírgula) o sistema educacional e os profissionais da área. Dessa forma, medidas são necessárias a fim de amenizar o impasse apresentado. (Formule a tese)
Segundo o relatório Global Teacher Status 2018, elaborado pela Varkey Foundation, o prestígio da profissão no Brasil tem o pior índice entre 35 países avaliados. A escala de avaliação vai de 1 (nota mais baixa) a 100 (mais alta) e o Brasil teve a nota mínima. Sobre essa ótica, vale ressaltar que além da baixa remuneração, o desprestígio do professor está diretamente relacionado à falta de investimento em especializações que tornem a formação do docente mais completa; fazendo com que o mesmo não ofereça métodos de aprendizagem de excelência aos alunos (Melhore a apresentação dessa discussão). Tal investimento proporcionaria aos mestres, (Sem vírgula) condições dignas de trabalho em sala de aula, validando sua formação acadêmica e sua profissão. Para que o ideal apresentado distancie-se da utopia, faz-se necessário a criação de debates que ampliem as discussões a respeito da problemática.
(Melhore a estratégia coesiva) Ao analisar o livro "Leviatã", do filósofo Thomas Hobbes, entende-se que é função do governo proporcionar meios que auxiliem o progresso social. Atrelado à ideia de Hobbes, nota-se a falta de ação estatal em relação à criação de projetos que promovam o acesso à educação de qualidade e incentivem os alunos a concluírem sua formação acadêmica. Com a valorização do sistema educacional e o incentivo ao conhecimento, torna-se possível alcançar o devido prestígio aos mestres, fazendo com que os alunos valorizem os profissionais em exercício e à educação que lhes é oferecida. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias intervenções a fim de solucionar o problema exposto. Dessa forma, cabe ao governo federal, junto da mídia e em parceria ao Ministério da Educação, desenvolver projetos promovendo o acesso à educação, conscientizando os jovens a respeito da importancia acadêmica e da valorização dos professores. Além disso, através de verbas governamentais, o governo federal deve ampliar a formação acadêmica dos docentes, a fim de valorizar ainda mais a profissão; (Vírgula) para que dessa forma, (Sem vírgula) o descaso com os mestres não seja mais uma pedra no caminho em suas trajetórias.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |