No filme "Sociedade dos Poetas Mortos" (Vírgula) de 1989 (Vírgula) é retratado o momento em que o professor se depara com o desafico de seu novo ambiente de trabalho no qual é rígido e tem alunos que sofrem pressão psicológica no ambiente escolar e familiar. Nesse sentido, é evidenciado o serviço prestado pelo docente na formação de cada civil presente no meio acadêmico. Ademais, vista a responsabilidade da profissão no Brasil, a classe é uma das que mais sofrem com remuneração baixa entre 40 países (Vírgula) segundo a OCDE (Desenvolva a sigla). Consequentemente, dificultando o acesso de bons profissionais capitados nessa área, fazendo assim com que se prejudique milhares de estudantes. (Reestruture as discussões)
Em primeiro lugar, a escola é um dos principais pilares para a formação de seres humamos com dignidade e (Vírgula) segundo Paulo Freire, se a educação sozinha no transforma a sociedade, tampouco a sociedade muda sem ela. Ou seja, a edução é um pilar importante para a formação da sociedade e atualmente não há investimentos nesse setor no Brasil. Neste cenário, é notório que é necessário serem feitas mudanças para que haja garantia de qualidade de ensino. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a baixa remuneração, a falto de infraestrutura e investimentos na profissão torna o mercado pouco competitivo e pouco atrativo (Vírgula) resultando na baixa demanda de profissionais capacitados e também motivados. Dessa forma é notório que a situação do filme na vida real teria poucas chances de ter bons resultados. (Abordagem precisa ser ampliada)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, medidas são necessárias para que se resolva o problema discutido. Faz-se urgente (Vírgula) pois, que o Ministério Público aplicando o ART. 205 da Constituição federal que garante a educação como direito de todos promova políticas públicas que visem a ascensão e assegure os profissionais da área um ambiente de trabalho atrativo. O Estado deve então criar leis e medidas para aumentar o piso salarial consideravelmente (Vírgula) com o objetivo de tornar os profissionais mais valorizados. Além de criar projetos de incentivo à pesquisa em escolas públicas municipais. Somente assim a Docência será valorizada no país.
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |