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Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 13/09/2022

Status:

Corrigida
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No livro ''Ensinando inteligência'', escrito pelo professor Pierluigi, o autor mostra o notável contraste entre a educação do Brasil em relação a de outros países bem mais desenvolvidos, como a Finlândia. Ele mostra como os alunos de sistemas educacionais exemplares possuem um enorme respeito pelo professor, enquanto no Brasil, essa realidade é contrária. Isso acontece devido à invisibilidade midiática e à pedagogia de Paulo Freire. (Muito bem. Formulou a tese)

A invisibilidade midiática é um dos motivos da desvalorização do trabalho docente. Isso acontece porque os meios de comunicação, pautados em uma perspectiva lucrativa, tendem a valorizar seus conteúdos, marginalizando, assim, temas que não são do agrado do público-alvo (Melhore a construção dessa ideia). Tendo em vista a falta de prestígio dada aos pedagogos, poderíamos concluir que o trabalho do professor está em decadência. Essa ideia ganha forças na frase do sociólogo Zygmunt Bauman: ''Na era da informação, a invisibilidade é equivalente a morte''.

(Boa estratégia coesiva) Além do mais, a pedagogia imposta por Paulo Freire é o principal motivo da desvalorização do trabalho docente (Reveja essa discussão). Voltando a citar o livro ''Ensinando inteligência'', do professor Pier, o autor mostra claramente que a pedagogia imposta afundou drasticamente a qualidade do ensino no Brasil. Segundo ele, isso acontece pela valorização das aulas ao invés do estudo solitário. Para fundamentar sua tese, ele cita como exemplo o bom sistema educacional da Finlândia, onde o estudo solitário é valorizado. Seguindo este viés, poderíamos deduzir que o trabalho do professor tende a se mostrar inútil, visto que a educação brasileira não se mostra melhor no decorrer dos anos, mas tende a se mostrar cada vez pior graças a pedagogia ditatorial de Paulo Freire. (Reelabore e apresente a discussão proposta com mais clareza)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de valorizarmos o trabalho docente, faz-se necessário que o Estado reestruture o ensino imposto nas faculdades de pedagogia , de modo a copiarmos o bom sistema educacional da Finlândia. Ademais, as instituições de ensino, por meio de debates, devem encaminhar soluções para os principais problemas na educação, de forma a chegarmos a um ideal, onde o trabalho do professor é valorizado e sua renumeração, aumentada.. (Uso inadequado da pontuação)

Comentários do corretor


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Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200