A lei das Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a L.D.B, traz em um dos seus artigos a valorização do trabalho docente. Esta valorização refere-se à capacitação profissional, ao piso salarial e formas de ingresso. No entanto, a prática não condiz com a lei. A valorização docente no Brasil, (Sem vírgula) está longe de ser uma realidade, visto que o trabalho do professor é muito desvalorizado e criticado. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Primeiramente, vale ressaltar que o Brasil possui um dos salários mais baixos do mundo, mas por outro lado, uma pesquisa do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, aponta a educação como prioridade do brasileiro (Melhore a construção dessa ideia). Dados estes,(Sem vírgula) comprovam que mesmo sendo considerada prioridade, a valorização e respeito ao professor não têm devida atenção por parte da sociedade visto que, (Sem vírgula) é comum professores sendo alvos de ataques constantes em redes sociais e mídias, o que contribui e reforça a desvalorização do docente brasileiro. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, observa-se que a desvalorização do professor, (Sem vírgula) passa por outras questões além da baixa remuneração. A falta de respeito e violência por parte de alunos e familiares são crescentes nas escolas, a falta de políticas públicas para investir em formação profissional, falta de investimento nas estruturas das escolas, falta de materiais adequados, entre outros, são entraves para valorização profissional . (Melhore essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, valorizar o trabalho docente no Brasil é urgente. É necessária uma ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal para que um salário justo seja pago para os docentes brasileiros. Além disso, é preciso que as Secretarias de Educação em parcerias com as Universidades Públicas promovam cursos de capacitação profissional. Por sua vez, uma ampla campanha midiática para incentivar, valorizar e respeitar os professores deve ser constante para que todos reconheçam a importância do educador. Somente assim, com união e políticas públicas eficientes, a valorização do docente brasileiro vai ser uma realidade conforme descrita na Diretrizes e Bases da educação brasileira.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |