O ideal político de Albert Einstein, renomado cientista do século XX, consistia em democracia, tendo em vista que todos os homens fossem respeitados e nenhum venerado. No Brasil, um país democrático, é visível a falta de respeito ao corpo docente através da desvalorização de seu trabalho. Sob essa ótica (Vírgula) pode-se afirmar que tal desarmonia tem causa de origem governamental e consequências que ferem os direitos civis. (Melhore a formulação da tese)
Mormente, o Estado não investe tudo o que pode na educação. Para o ano de 2021, o teto de gastos para esse segmento era de 130 bilhões de reais e, segundo o G1 - portal de notícias da Globo- apenas 118 desse bilhões foram utilizados. Dentre os gastos estão os salários dos professores que, de acordo com matéria publicada na revista Exame, são os mais baixos do mundo. Tal média é incabível, visto que a verba não utilizada poderia ter sido revertida em bonificações ao corpo docente. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, como resultado dessa desvalorização, os mestres sofrem de constante desrespeito e assédio moral. Em agosto desse ano, uma professora da rede estadual no litoral do estado de São Paulo foi agredida e perseguida por alunos, como noticiado pela plataforma de notícias UOL. Tais atos são caracterizados como desacato ao funcionário público que, segundo o artigo 311 do Código Penal, é crime. Situações como esta ocorrem cada vez mais frequentemente na sociedade brasileira e tal injustiça é uma ameaça a justiça em todo o lugar. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, mediante a tais expostos, faz-se necessária uma medida de resolução. O Ministério da Educação e Cultura deve repassar as verbas não utilizadas para os professores, por meio de seus salários - sendo descrita como bonificação em suas folhas de pagamento - com a finalidade de aumentar o reconhecimento de suas contribuições para a educação do país. Só assim o ideal almejado por Einstein contemplará, também, os tutores do Brasil. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |