Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Nesse contexto, se observa-se que a realidade contemporânea brasileira está distante do que o autor prega, visto que a desvalorização do trabalho docente no Brasil é um empecilho. Sob está ótica, torna-se necessário analisar as causas deste problema, que incluem o posicionamento governamental e a ausência de investimentos do Estado. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é evidente a negligência do Estado brasileiro em relação ao avanço desta circunstância desafiadora. Isso porque, segundo o sociológo Zygmunt Bauman, a máquina estatal tornou-se uma "instituição zumbi", ou seja, perdeu a sua função social, ainda que tenha mantido a sua forma. Tal premissa assume contornos específicos no Brasil, pois mesmo com inúmeros professores no país, ainda são insatisfatórias as ações estatais básicas, a exemplo da promoção de conhecimento acerca da importância do trabalho docente, para a sociedade em geral. Como consequência disso, temos o imaginário coletivo alienado ao extremo, já que, ao desconhecer a gravidade e os impactos – como a falta de profissionais na área da educação – que os afetam cria-se uma subversão social, que, infelizmente, impede a sociedade de pressionar o "zumbi", para que esse volte a fazer parte do Estado. (Delimite)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a carência de investimentos governamentais é outro fator que impossibilita a resolução da problemática. Segundo Karl Marx, em uma sociedade capitalista o centro é o capital. Nesse cenário para resolver o problema é preciso investimento. No entanto, a questão da valorização da profissão de educador está alarmante, pois, segundo relatório da Global Teacher Status (Vírgula) em 2018 – órgão responsável por medir os status de professor ao redor do mundo – (Melhore essa construção) a nação verde amarela teve o pior índice entre os 35 países avaliados naquele ano. Ademais, o relatório informou que este declínio se deve a fatores, como condições indignas de trabalho e baixos salários. Desse modo, a ausência de investimento financeiro torna esses serviços precários e desfavoráveis ao país.
(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para atenuar o problema. Posto isso, o governo federal, como instância máxima de administração executiva, deve atuar em favor da comunidade, através do desenvolvimento de propagandas de televisão e em cartaz, voltadas a conscientização de população. Tal medida deve ser realizada com folhetos nas principais instituições públicas da comunidade, incetivando jovens a ingressarem na área educacional, de modo a promover as ideias de Thomas Moore em "Utopia", para o desenvolvimento de uma sociedade sem conflitos. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |