O filme "escritores da liberdade", (Sem vírgula) relata a situação de uma professora que lida com situações de desrespeito e marginalização dos seus alunos. De maneira análoga, na realidade contemporânea brasileira, o professor tão pouco é valorizado, sendo uma profissão não prestigiada pela sociedade. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é valido pontuar que a negligência estatal é um fator agravante da valorização do docente, principalmente pela dificuldade em administrar recursos no território. Segundo a Constituição federal de 1988, que propõe no artigo 206, determina o reconhecimento dos profissionais de ensino. Esse fato, (Sem vírgula) se contrapõe na prática profissional gerado pelo declive de investimentos e estruturação pouco promovidos pelo Estado (Melhore a construção dessa ideia). Logo, é inadmissível que esses laços impositivos continuem a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que o setor social subestima os docentes. De acordo com o educador Paulo Freire (Vírgula) "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Nesse sentido, é notório que a marginalização social é regida pela ausência de educação, o que proporciona desrespeito aos profissionais que prestam esse serviço. Considerando o ensino uma utopia distante para uma parte da sociedade pobre, sendo cada vez menos interessante para os jovens, regredindo ainda mais esse quadro. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater a falta de valorização dos docentes no Brasil. Por sua vez, Estado – principal promotor de regularidade social- deve promover orientação e a discussão desse tema nas instituições educacionais com vigor, com o objetivo de oferecer à sociedade conhecimento desses parâmetros. Por fim, cabe às organizações não governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, a garantia ao reconhecimento do professor não seja sabotada pelo próprio homem, como é mostrado na obra cinematográfica "escritores da liberdade". (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto é necessário explorá-las com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |