mudança de hábito - Banco de redações


Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 10/09/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "mudança de hábito" é contada a história de Delores uma mulher que, em meio a várias circunstâncias (Vírgula) é transferida para um convento onde terá que dar aulas e percebe a falta de infraestrutura na escola e o desinteresse dos alunos. Infelizmente, a narrativa de Deloris se assemelha à realidade de muitos brasileiros, por isso medidas são necessárias para que se resolvam definitivamente essas questões. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

O filósofo Immanuel Kant cita em seu livro que o ser humano é aquilo que a educação faz dele (Vírgula) ou seja (Vírgula) só a educação é capaz de configurar relações éticas, morais e solucionar mudanças. Embora nos dias atuais esse tema esteja em constante declínio existem profissionais capacitados para desempenhar este papel de mudança (Vírgula) mas assim como Deloris os professores enfrentam diariamente os empecilhos de trabalhar na docência, a falta de recursos e as más condições de seus trabalhos prestados é um grande desafio para ser um educador. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o Relatório Global Teacher Status 2018, o Brasil possui o pior índice entre os 35 países e a menor nota mínima entre eles, nesse caso deve-se questionar qual a causa de tal persistência do problema no Brasil. Uma das possíveis causas são os salários incompatíveis com a carga horária dos professores e a garantia de um salário digno, outra possível causa seria a grade curricular e a didática aplicada a esses alunos, o incentivo precisa vir de ambos os lados. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. A Secretaria do Estado da Educação (SEDU) em conjunto com o Ministério do Trabalho devem propor uma nova grade curricular e uma nova reforma no piso salarial dos educadores, por meio de uma lei entregue à Câmara dos Deputados. Espera-se (Vírgula) com essa medida, a valorização do trabalho docente no Brasil. 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200