Na obra cinematográfica “O silêncio de Melinda “, é evidenciada a forma como o profissional da educação é extremamente desvalorizado, diariamente, uma realidade que ultrapassa a ficção e se estende ao atual cenário do educador brasileiro, que muito é criticado pelo seu desempenho e um dos apontados culpados pela qualidade ruim do ensino brasileiro (Melhore a construção dessa ideia). A educação brasileira é comprovadamente inferior à a dos outros países e somente deixará de ser um problema social, (Sem vírgula) quando os cidadãos começarem a dar valor aos profissionais capazes e incentivarem seu aprimoramento. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Professor, no Brasil, é uma profissão considerada “fim de carreira”. Os alunos veem o cargo de professor como uma forma de fracasso, quando nenhuma das opções melhor avaliadas são concebíveis é um caminho a seguir (Reestruture essa ideia). Pensamento que é sustentado pelo fato de, (Sem vírgula) o salário ser um valor abaixo do que realmente deveria e os profissionais concursados terem uma grande comodidade em seus cargos, trazendo uma segurança, sem “regalias”, que outras profissões sustentariam.
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o relatório Global Teacher Status 2018, entre 35 países o Brasil é o país em que o professor é menos prestigiado, com uma nota mínima, numa escala de 1 á a 100, enquanto China, Malásia e Taiwan são respectivamente os três primeiros lugares da lista, tendo o 3° lugar 70,2 pontos. Com tal desvalorização diária o profissional sede ao seu comodismo e não busca por novas formas de aprimoramento, trazendo um conhecimento medíocre a toda nova geração brasileira que é submetida a esse ensino. (Reestruture. Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) A desvalorização que a sociedade concede aos profissionais da educação, pessoas que têm uma super importância para o futuro do Brasil, é um desestimulante poderoso que afeta a longo prazo toda a população, por isso deve ser retificada o mais rápido possível. O aumento do salário, prêmios para professores com melhores avaliações e propagandas evidenciando o valor da profissão e a trajetória de alguns profissionais, é a forma são formas de começar a mudança. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |