O poeta Manoel de Barros, (Sem vírgula) desenvolveu em suas obras a "teoria do traste", cuja principal característica é dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Nesse sentido, faz-se preciso, portanto, enfatizar o trabalho docente no Brasil (Vírgula) que por muitas vezes é desvalorizado. Diante dessa perspectiva, a fim de mitigar os males relativos a essa problemática, é importante analisar a negligência do estatal o e o desinteresse no aprendizado. (Melhore a contextualização do tema)
Primordialmente, é necessário destacar a forma como o Estado costuma tratar os professores no Brasil. Isso é evidenciado, (Sem vírgula) pela falta de políticas públicas que deem a devida importância para a docência e consequentemente aos baixos salários que lhes é pago, mesmo trabalhando várias horas por dia em condições desfavoráveis à plenitude do ensino, como super lotação superlotação, infraestruturas precárias e até mesmo situações de violência que costumam perdurar sem a interferência dos órgãos competentes. Dessa forma, há violação do artigo 6 da Constituição federal, que garante (Vírgula) entre outros direitos, à segurança.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Ademais, outro fator que culmina para a depreciação da docência, (Sem vírgula)´é a falta de interesse por parte dos alunos, que por ter hoje, (Sem vírgula) grande facilidade de acesso a informações nas redes sociais, depreciam o papel insubstituível dos profissionais para a na educação. Além disso, a displicência da família do estudante é um grande agravante no seu desempenho e nas relações conflituosas entre aluno e professor. A postura negligente dos pais, (Sem vírgula) é inadmissível, uma vez que segundo o o filósofo Émile Durkeim, a família é um dos principais pilares.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |