Segundo Aristóteles, filósofo grego, a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcançar o equilíbrio social. No entanto, a desvalorização do trabalho docente no Brasil (Vírgula) atualmente, é um exemplo claro de desequilíbrio. Dessa forma, a intemperança social citada tem como fator fonte a baixa remuneração e, de forma mais profunda, a perversão do bem. (Melhore a contextualização do tema)
Sob essa ótica, cade salientar (Vírgula) a princípio, que a baixa remuneração do trabalho docente influencia na desvalorização do proletário. Segundo um artigo do website Brasil Escola, os salários praticados nas escolas públicas e privadas - salvo federais - auxilia no desinteresse geral tanto pelo trabalho quanto pela importância do prestador. Desse modo, as instituições de ensino junto a sociedade num Brasil inflacionário (Vírgula) pós-pandêmico, não presa por uma vida meramente digna para seus servidores mais ilustres, antes coopera com o descaso e o torna real, minando a si próprias. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Faz-se mister salientar, ainda, que a perversão do bem potencializa essa conjuntura. Nesse sentido, novamente a filosofia aristotélica define o bem como uma tríplice: a conservação das espécies, o ensino às futuras gerações e à vida em comunidade. Seguindo essa linha de pensamento, torna-se claro que a falta de valorização da docência se torna real à medida que esquecemos ou ignoramos o papel fundamental do ensino na sociedade em todos os seus âmbitos. Além disso, cabe elucidar que a carência de uma das três colunas significa fragilidade das outras: sem educação não há boa convivência em comunidade nem conservação da mesma. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a relevância da solução da desvalorização do trabalho do docente na sociedade brasileira. Por isso, as escolas públicas e privadas devem criar campanhas de financiamento comunitário em suas respectivas comunidades, por meio de plataforma online, a fim de que a parcela da sociedade mais próxima do profissional da educação receba complementação na sua renda em forma de agradecimento pelo trabalho de suma importância prestado. Ademais, vendedores ambulantes devem lembrar seus clientes (Vírgula) por meio de brinde, a importância do bem segundo a filosofia de Aristóteles, seja por meio de poemas ou provérbios escritos em pequenos papéis que serão sorteados no ato da compra. Dessa maneira, o Brasil poderá caminhar na direção da resolução dessa problemática.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |