Na obra “O espírito das Leis”, Montesquieu enfatizou que é preciso analisar as relações socias existentes em um povo para, assim, aplicar as diretrizes legais e abandonar o progresso coletivo. No entanto, ao observar a valorização do docente no Brasil, certifica-se que a teoria do filósofo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, haja vista, (Sem vírgula) que o desprovimento da devida valorização por parte do governo e da sociedade (Vírgula) bem como o baixo salário dos docentes, (Sem vírgula) tornam- se fatos que impedem a ascensão do Estado brasileiro. Com efeito, é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e a insuficiência legislativa como pilares fundamentais da chaga.
É importante considerar, antes de tudo, o fator grupal. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa- ou seja, o diálogo – constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse sentido, a falta de estímulo ao debate a respeito em ensinar a sociedade a valorizar o professor, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona um dos grandes desafios da educação no Brasil. Desse modo, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural habermaseano. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, segundo Jean- Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. As condições de trabalho e a valorização da profissão em políticas públicas, entretanto, constatam a concepção do pensador na medida em que, (Sem vírgula) não são proporcionados aos professores condições dignas de trabalho e que aos mesmos não são pagos bons salários. Dessa forma, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com a finalidade de eliminar o problema.
(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos de grandes audiências, irá discutir o assunto com especialistas nessa área, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visões críticas e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com o Ministério das Comunicações. Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade brasileira terá o progresso social concretizado, como enfatizou Montesquieu. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |