De forma geral, a classe dos professores é uma dentre as ocupações de menor prestígio e valorização no Brasil (Melhore a construção dessa ideia). Embora importância do seu exercício na formação do cidadão seja notória, ainda não obteve o seu reconhecimento adequado. Dessa maneira, é evidente que essa problemática se desenvolva não só devido aos baixos salários da categoria (Vírgula) mas também à falta de condições de trabalho apropriadas.
Em primeiro plano, cabe ressaltar a ineficiência governamental em excitar medidas que aprovem a criação de uma remuneração justa, sendo esse uma das causas de descontentamento e desestímulo desses profissionais. Além do mais as horas extras não contabilizadas, a violência majoritariamente proveniente dos próprios alunos contra os professos em sala são um exemplo da de desafios enfrentados no cenário da educação no país. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, tendo em vista que outro problema corriqueiro é a falta de estrutura básica de trabalho, na maioria das vezes as salas comportam além da sua capacidade, a falta de material e recursos tecnológicos também são entraves nessa questão. Além disso, conforme previsto na Constituição federal de 1988, é dever do Estado e da família prover educação, entretanto, na maioria dos casos essa responsabilidade é atrelada ao professor, estabelecendo o dever de educar, conscientizar, intervir e zelar pelo aluno. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial a intervenção estatal para que tais obstáculos sejam superados. Cabe ao governo estabelecer leis que ampliem a remuneração da classe além de investir em estrutura nas escolas, provendo melhor condições de trabalho, uma vez que esses impactos irão resultar em mais qualidade de ensino. Desse modo, objetiva-se alcançar o prestígio e a valorização almejada. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |