A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 5°, o direito à igualdade, (Sem vírgula) como inerente a todo cidadão brasileiro. (Melhore a relação entre as ideias) No entanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com com ênfase na prática quando se observa a falta de valorização do trabalho docente no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, nota-se a desvalorização dos profissionais da educação pelo governo e pela sociedade no país, além de ser evidente a falta de oportunidades para ajudar-los ajudá-los a enfrentar esse problema tão recorrente. De acordo com o site, (Sem vírgula) Brasil escola (Vírgula) " o declínio da profissão se deve pelos baixos salários". E isso é a realidade, infelizmente no Brasil os docentes não são valorizados e nem recebem como deveriam. É inaceitável que isso aconteça, principalmente com a profissão que forma todas as outras. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de valorização dos docentes, (Sem vírgula) prejudicam na aprendizagem dos estudantes, dificultando ainda mais o seu crescimento e desenvolvimento intelectual. Segundo o Padre Antônio Vieira (Vírgula) "a boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor". Em síntese, é de grande conhecimento que bons professores irão formar grandes profissionais e só é possível se forem valorizados e reconhecidos. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, é visível que a desvalorização prejudica toda sociedade, inclusive os estudantes. Dessa maneira, o Estado, simultaneamente ligado ao governo e as instituições de educação, deveriam fornecer um salário digno, além de fazer palestras, reuniões e debates, mostrando o quanto os docentes são importantes, essenciais e exclusivos para a sociedade, com o intuito de ajudá-los a ter o devido reconhecimento e valorização que merecem. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |