De acordo com o relatório Global Teacher Status 2018, produzido pela Varkey Foundation, a valorização do trabalho do professor no Brasil tem a pior média entre os 35 países analisados. Tal fato se dá porque a desvalorização do exercício docente não está apenas presente no salário, mas também se faz presente na esfera social onde predomina o pensamento coletivo sobre a profissão. Assim, origina-se um problema que tem como causas inegáveis a falta de incentivo governamental e a ausência de melhorias no sistema de formação desses profissionais. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, a falta de incentivo governamental é um entrave ao problema. Segundo a Carta Magna, todos os indivíduos têm o direito a uma vida digna. Indo de contraponto a isso, a vivência dos educadores que dedicam grande parte da sua vida em ensinar é fadada a salários baixos e péssimos ambientes de trabalho, tais fatores colaboram para a desmotivação em lesionar lecionar no Brasil, além de afetar a forma como o professor é visto perante a sociedade. Portanto, é de suma importância fazer valer a Constituição. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, a ausência de melhorias no sistema de formação da persona educadora é um fator corroborativo para o reves. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Pode-se verificar um contraponto a citação do pensador no Brasil contemporâneo, visto que não há incentivos públicos que visem melhorar o ambiente de qualificação dos professores, tal vicissitude desvalida o esforço e desconsidera a importância desses grandes pilares da educação. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é importante intervir sobre o problema. Para isso, o Poder Público e o Poder Executivo com o auxílio do tribunal de contas - órgão responsável pelas finanças do país-, enviem capital a fim de revertê-lo em melhorias no sistema de formação de professores. Esta ação deverá ser divulgada pela mídia de massa mostrando as novas medidas para melhorar a educação no Brasil. Ademais, o tema ‘’A valorização do professor no cenário brasileiro’’ deve ser implementado nas escolas, por meio de palestras, em horário vago, que contará com a presença de professores que enfatizaram a importância de lesionar.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |