De acordo com o filósofo Yuval Harari, grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reais problemas da sociedade contemporânea.Diante desse contexto,o trabalho docente é uma temática que passa despercebida por grande parte do corpo civil e do poder público, tendo em vista que sofre, acentuadamente,à a desvalorização no mercado de trabalho devido, majoritariamente,à negligência governamental e à a falhas no modelo de ensino. (Muito bem. Apresentou a tese)
Sob esse viés, ressalta-se que o fruto dessa problemática é a omissão estatal.Nesse sentido. (Uso inadequado da pontuação) observa-se que o governo se torna ausente em promover políticas públicas que busquem incrementar o trabalho docente no processo político e social brasileiro, (Melhore a coesão textual) prova disso, (Sem vírgula) são os profissionais dessa área que dividem espaço com a falta de auxílios estatais.Dessa forma,o Estado atua como agente perpetuador na desvalorização do trabalho docente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a deficiência na padronização de ensino como impulsionador do problema. À luz dessa perspectiva, postula-se que as instituições escolares fornecem um único modelo viável de ensino,no qual perdura o agravamento do desconhecimento do ofício dos docentes no Brasil. (Uso inadequado da pontuação) contrariando ao que foi exposto pelo filósofo Michel Foucault (Vírgula) em que menciona que o conhecimento transmitido na escola não pode ser o único saber válido.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é primordial salientar que o trabalho docente só servirá de fato como ferramenta de inclusão quando tais problemas forem superados.Posto isto, cabe ao Ministério do Trabalho, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, possibilitar a concretização do trabalho docente no convívio democrático nacional, por meio de encontros e reuniões que busquem aprimorar este ofício na sociedade brasileira,mediante acordos pacíficos entre os representantes políticos,com o fito de legitimar essa tarefa na coletividade civil. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |