Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a única arma capaz de mudar o mundo. Levando isso em consideração, percebe-se que, (Sem vírgula) os profissionais da educação direta, isto é: os professores são agentes essenciais para a formação de uma sociedade. No entanto, a falta de valorização dos professores vem prejudicando bastante a formação de pessoas cultas na sociedade brasileira. Isso se deve-se, tanto pela falta de valorização desses profissionais, tanto pela má qualidade do trabalho. (Melhore a construção de ideias)
Primeiramente, cabe ressaltar que a educação brasileira precisa urgentemente de investimento, investimento principalmente na qualificação de mais professores, pois esses profissionais são a base de toda a sociedade. Nota-se que, (Sem vírgula) todo o profissional, seja ele hoje presidente da república ou funcionário de uma empresa (Paralelismo), passa pela etapa de ensino de um professor. Sendo assim, esses profissionais precisam ser valorizados. Outro ponto, a rede de televisão Globo, em 2017, em homenagem ao dia do professor, lançou a campanha denominada: "professor, a profissão que forma todas as profissões". Nota-se a mais pura verdade nisso, pois sem a valorização desse profissional , tem se uma sociedade completamente fracassada. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em outra visão, em muitas situações esses profissionais enfrentam más condições de trabalho e uma estrutura inadequada de trabalho, com matérias insuficientes para realizar sua função com qualidade e sucesso. É muito comum, no Brasil, greves reivindicando tais direitos, pois, muitas vezes, o Estado brasileiro, (Sem vírgula) (principal provedor da educação no Brasil), (Sem vírgula) não dá o devido valor a seus professores, sendo muito comum a transferência de alunos para a rede privada de ensino, onde existe um ambiente muitas vezes melhor de ensino, onde os professores são mais valorizados e a educação é mais prestigiada. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Nesse cenário, medidas precisam ser adotadas para amenizar a situação. Sendo assim, a sociedade precisa dar mais valor a esses profissionais e a educação. O Estado, por meio do Ministério da Educação (Vírgula) deve rever a situação da educação em algumas partes do país, onde o ensino é precário, para que isso possa ser revertido em um cenário melhor. Nessa etapa, o investimento financeiro em mais matérias didáticos e na estrutura das escolas e universidades do país é indispensável para que se possa ter melhorias, consequentemente gerando mais valorização a esses profissionais tão importantes.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |