Para Bauman existem instituições fantasmas, isto é, sem participação eficaz na vida dos cidadãos, o mesmo acontece com o ministério responsável pela educação na sociedade tupiniquin. Sob esse viés, é mister que esse órgão público se preocupe mais com quem educa para que ocorra uma valorização do trabalho docente no Brasil. Tal labor dos educadores brasileiros não é valorizado por causa do péssimo salário e da falta de vontade para estudar. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, a má remuneração é um dos fatores para que a função do professor não seja valorizada. Segundo o que é visto na playlist‘‘Escola Brasil do Meio’’ (Vírgula) da influenciadora Faela Maya, o corpo social verde-amarelo não tem uma boa educação pública, além disso, a atriz que dá vida a uma mestra denuncia algo comum no dia a dia dos professores, a péssima renda dos mestres. Infelizmente problemas financeiros serão evidentes se eles continuarem ganhando pouco. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a carência de vontade para obtenção do conhecimento faz com que a atividade trabalhista do educador não seja valorizada. De acordo com Nelson Mandela a educação é uma arma que pode mudar a realidade das pessoas, por isso que quem a promove-a deve ser respeitado (Melhore a construção dessa ideia). Por conseguinte, quem não estudar terá uma vida difícil e com baixo poder aquisitivo.
(Boa estratégia coesiva)Portanto, cabe ao Ministério da Educação comparar a quantidade de horas que um educador trabalha e o quanto que ele recebe, além de fazer palestras sobre a importância de estudar. Tais ações ocorrerão por meio de coletas de dados nas escolas e instituições de ensino(públicas e privadas), a primeira atitude tem o fito de aumentar a renda do profissional da educação, já a segunda será a fim de que mais jovens tenham interesse nos estudos.
Comentários do corretor
Senti falta de uma discussão mais crítica. Reestruture e explore mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |