M.F - Tema: PEC 206: um retrocesso na educação? - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 27/06/2022

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, (Sem vírgula) o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a proposta da PEC 206 (Desenvolva a sigla), que visa a cobrança de mensalidade nas universidades públicas do país, constatando, desse modo, um claro retrocesso na educação. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as dificuldades no ingresso ao ensino superior, especialmente, por alunos oriundos da rede pública. Nesse sentido, o difícil acesso ao ensino superior vem permeando a sociedade e culminando em uma série de problemas, a exemplo disso o aumento da desigualdade gerada pela falta de oportunidades no âmbito acadêmico (Explore mais esse argumento). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a falta de qualidade na educação como impulsionador do difícil acesso ao ensino superior no Brasil. Segundo o economista britânico William Arthur Lewis, educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido. Diante de tal exposto é inegável que a falta de investimentos na educação do Brasil tem gerado péssimos resultados para o país. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de campanhas educacionais, desenvolva um projeto de ampliação e melhora da educação - onde seriam ofertadas aulas focadas nas dificuldades dos alunos - a fim de disseminar as oportunidades da educação na vida de todos os jovens brasileiros. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.​​​​​​​ 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200