A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, (Sem vírgula) o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a proposta da PEC 206 (Desenvolva a sigla), que visa a cobrança de mensalidade nas universidades públicas do país, constatando, desse modo, um claro retrocesso na educação. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as dificuldades no ingresso ao ensino superior, especialmente, por alunos oriundos da rede pública. Nesse sentido, o difícil acesso ao ensino superior vem permeando a sociedade e culminando em uma série de problemas, a exemplo disso o aumento da desigualdade gerada pela falta de oportunidades no âmbito acadêmico (Explore mais esse argumento). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a falta de qualidade na educação como impulsionador do difícil acesso ao ensino superior no Brasil. Segundo o economista britânico William Arthur Lewis, educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido. Diante de tal exposto é inegável que a falta de investimentos na educação do Brasil tem gerado péssimos resultados para o país. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de campanhas educacionais, desenvolva um projeto de ampliação e melhora da educação - onde seriam ofertadas aulas focadas nas dificuldades dos alunos - a fim de disseminar as oportunidades da educação na vida de todos os jovens brasileiros. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |