PEC 206: um retrocesso na educação? - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 27/06/2022

Status:

Corrigida
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A Constituição federal brasileira, promulgada em 1988, garante diversos direitos básicos aos cidadãos, onde o artigo 205, por exemplo, defende que: "A educação, dever do Estado, será promovida visando ao pleno desenvolvimento da pessoa e sua qualificação para o trabalho". Entretanto, percebe-se que tais garantias acabam afetadas com a discussão da PEC 206 - emenda na Constituição federal que visa o fim da gratuidade em universidades públicas, causando um grave problema social no país. Isso se deve, principalmente, à falta de políticas públicas e à base educacional lacunar.

Nesse viés, se torna nítido que o mau direcionamento de verbas às universidades se torna um complexo dificultador para a solução do empecilho. Diante disso, é possível citar a fala do ecônomo britânico Arthur Lewis: "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido", ou seja, a criação de políticas públicas eficientes em relação aos gastos de universidades contribui para a criação de um aluno preparado para o mercado de trabalho, gerando assim, (Sem vírgula) lucro para o âmbito federal. Porém, tal ideal não é seguido por autoridades, os quais destinam baixos valores e provocam frequentes greves, onde o estudante é prejudicado. Tudo isso demonstra que o direcionamento de verbas, apesar de constituir a base de universidades, é uma política pública que exige revisões para manter sua eficácia. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a extrema lacuna na base educacional também se determina como um fator agravante do problema. Isso ocorre, porque, de acordo com o filósofo prussiano Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, assim, é possível perceber que a PEC 206 defende o ideal de Kant, onde pessoas que possuam condição de pagar mensalidade são cobradas, e alunos de colégios públicos - os quais têm um ensino precário, se isentem de tal valor (Melhore a construção dessa ideia). Desse modo, é perceptível que a lacuna educacional possui grande papel no desafio, sendo necessárias condições específicas para que todos se beneficiem de maneira igualitária.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, caminhos devem ser elucidados para a decisão da PEC 206, considerando aspectos sociais e políticos. Assim, o Estado - poder público soberano - é encarregado de criar votações e pesquisas por meios midiáticos - de fácil acesso, para observar as opiniões da própria população. Tal ação, (Sem vírgula) deve ocorrer em abundância em todo o país para ser efetiva, contando com a participação de diversos governadores de seus respectivos estados. Dessa maneira, é possível alavancar o engajamento da sociedade brasileira sobre o assunto, podendo-se finalmente chegar em uma conclusão que respeite o nosso maior documento - a Constituição federal.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200