A Constituição federal brasileira, promulgada em 1988, garante diversos direitos básicos aos cidadãos, onde o artigo 205, por exemplo, defende que: "A educação, dever do Estado, será promovida visando ao pleno desenvolvimento da pessoa e sua qualificação para o trabalho". Entretanto, percebe-se que tais garantias acabam afetadas com a discussão da PEC 206 - emenda na Constituição federal que visa o fim da gratuidade em universidades públicas, causando um grave problema social no país. Isso se deve, principalmente, à falta de políticas públicas e à base educacional lacunar.
Nesse viés, se torna nítido que o mau direcionamento de verbas às universidades se torna um complexo dificultador para a solução do empecilho. Diante disso, é possível citar a fala do ecônomo britânico Arthur Lewis: "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido", ou seja, a criação de políticas públicas eficientes em relação aos gastos de universidades contribui para a criação de um aluno preparado para o mercado de trabalho, gerando assim, (Sem vírgula) lucro para o âmbito federal. Porém, tal ideal não é seguido por autoridades, os quais destinam baixos valores e provocam frequentes greves, onde o estudante é prejudicado. Tudo isso demonstra que o direcionamento de verbas, apesar de constituir a base de universidades, é uma política pública que exige revisões para manter sua eficácia. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a extrema lacuna na base educacional também se determina como um fator agravante do problema. Isso ocorre, porque, de acordo com o filósofo prussiano Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, assim, é possível perceber que a PEC 206 defende o ideal de Kant, onde pessoas que possuam condição de pagar mensalidade são cobradas, e alunos de colégios públicos - os quais têm um ensino precário, se isentem de tal valor (Melhore a construção dessa ideia). Desse modo, é perceptível que a lacuna educacional possui grande papel no desafio, sendo necessárias condições específicas para que todos se beneficiem de maneira igualitária.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, caminhos devem ser elucidados para a decisão da PEC 206, considerando aspectos sociais e políticos. Assim, o Estado - poder público soberano - é encarregado de criar votações e pesquisas por meios midiáticos - de fácil acesso, para observar as opiniões da própria população. Tal ação, (Sem vírgula) deve ocorrer em abundância em todo o país para ser efetiva, contando com a participação de diversos governadores de seus respectivos estados. Dessa maneira, é possível alavancar o engajamento da sociedade brasileira sobre o assunto, podendo-se finalmente chegar em uma conclusão que respeite o nosso maior documento - a Constituição federal.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |