Uma característica inerente às sociedades humanas é o retrocesso educacional proposto no PEC 206 (Desenvolva a sigla), o qual discute cobrança de mensalidade em instituições públicas do ensino superior. (Truncamento) Visto que em 1909 foi criada a primeira universidade pública do Brasil e com o motivo não só da formação e orientação profissional, como também o controle do Estado sobre o sistema. (Melhore a contextualização do tema)
Indubitavelmente, segundo o livro ‘’ Evolução das Espécies’’ (Vírgula) de Charles Darwin, o qual propõe em seu livro a seleção natural das espécies em que os seres mais aptos ao ambiente sobrevivem, ao contrário dos menos aptos. Nesse viés, de acordo com Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o maior número de alunos que efetuam em instituições públicas são aqueles que tiveram formação do ensino médio em escolas privadas. Por conseguinte, é inerente que o problema não está nos estudantes que passam em universidades terem condições de pagá-la, mas sim na negligência do ensino médio público débil que não necessita recursos suficientes (Reestruture essa discussão) para formar estudantes aptos a passar numa universidade. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, conforme profere Marcus Davi, o qual é contrário ao PEC 206, ‘’ A universidade é um sistema do qual a sociedade é beneficiaria’’. Sendo assim, uma formação educacional do ensino superior de qualidade, provendo interesses para o corpo social, como um amplo estudo científico, o qual somente é permitido nas universidades, as quais são financiadas pelo Estado. Por consequência, o benefício de um estudo gratuito é um favor para sociedade e sua evolução. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Levando em consideração o aspecto do retrocesso educacional, pelo fato da possibilidade de cobrar mensalidade nas universidades públicas. Urge, portanto, que o Ministério da Educação invista maior recurso no ensino médio público para esses estudantes terem amplas oportunidades de frequentar uma universidade. (Apresente todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |