Apesar de necessário (Vírgula) o esforço estatal em melhorar e aprimorar as formas de acesso dos hipossuficientes econômicos à educação superior, o contexto atual no qual são discutidas não pode ser desprezado, sob pena de ampliar as desigualdades que se deseja combater. (Evite um parágrafo frasal)
O momento atual pelo qual passa mais da metade da população brasileira, com inflação e desemprego altos, deve ser visto como mais um motivo em busca de solução, tendo na educação a principal âncora. A proposta legislativa que institui mensalidades em universidades públicas vai de encontro a esse objetivo uma vez que cria mais critérios para acesso à universidade além daqueles já estabelecidos para os que buscam o ingresso por meio das cotas raciais e sociais. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo a Proposta de Emenda à Constituição, uma comissão avaliará as condições econômicas dos discentes e estabelecerá uma bolsa cujo percentual varia de 30% a 100% do curso. A subjetividade com que pode ser conduzidas as avaliações acerca da hipossuficiência dos estudantes pode colocá-los em situação de apreensão, com suas famílias já endividadas vendo-se em desespero ao contrair empréstimos a fim de subsidiar o ensino não contemplado pela isenção. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é dever do Estado o aprimoramento das formas de ingresso à educação superior de maneira isonômica, mas a discussão do momento e condições adequadas se dá ouvindo a sociedade civil organizada. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |