PEC 206 [EQSO] - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 26/06/2022

Status:

Corrigida
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A PEC 206/2019 (Desenvolva a sigla) dispõe sobre a cobrança de mensalidade pelas universidades públicas. É possível afirmar que essa Proposta de Emenda á Constituição provoque discussão entre os indivíduos envolvidos. Afinal, um grupo estará a favor, entretanto, outro grupo contra. Isso aponta para a necessidade de se estabelecer uma emenda que seja justa para os estudantes em sua totalidade. (Melhore a contextualização do tema)

O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é que, (Sem vírgula) nem todos os estudantes têm capacidade de pagar pela mensalidade exigida. Entende-se, com isso, que seria uma injustiça com aqueles que têm a universidade pública como seu único meio de alcançar o ensino superior e se capacitar devidamente para o mercado de trabalho. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) O segundo fator é que, (Sem vírgula) os estudantes mais ricos, quando ainda jovens, tiveram acesso a uma educação mais sólida em relação aos menos favorecidos. Dessa forma, levando-os a obter maiores notas em provas para ingressar na universidade, deixando em desvantagem os demais. (Reestruture as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim, a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente, porque alguns alunos poderiam pagar a mensalidade e outro não. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação (MEC), (Sem vírgula) a implantação da mensalidade em universidades públicas, (Sem vírgula) apenas para aqueles que pudessem pagar por isso. (Truncamento) Mantendo-a gratuita para aqueles que comprovassem a incapacidade de pagar tal mensalidade.

Comentários do corretor


Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200