A PEC 206/2019 (Desenvolva a sigla) dispõe sobre a cobrança de mensalidade pelas universidades públicas. É possível afirmar que essa Proposta de Emenda á Constituição provoque discussão entre os indivíduos envolvidos. Afinal, um grupo estará a favor, entretanto, outro grupo contra. Isso aponta para a necessidade de se estabelecer uma emenda que seja justa para os estudantes em sua totalidade. (Melhore a contextualização do tema)
O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é que, (Sem vírgula) nem todos os estudantes têm capacidade de pagar pela mensalidade exigida. Entende-se, com isso, que seria uma injustiça com aqueles que têm a universidade pública como seu único meio de alcançar o ensino superior e se capacitar devidamente para o mercado de trabalho. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) O segundo fator é que, (Sem vírgula) os estudantes mais ricos, quando ainda jovens, tiveram acesso a uma educação mais sólida em relação aos menos favorecidos. Dessa forma, levando-os a obter maiores notas em provas para ingressar na universidade, deixando em desvantagem os demais. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Assim, a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente, porque alguns alunos poderiam pagar a mensalidade e outro não. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação (MEC), (Sem vírgula) a implantação da mensalidade em universidades públicas, (Sem vírgula) apenas para aqueles que pudessem pagar por isso. (Truncamento) Mantendo-a gratuita para aqueles que comprovassem a incapacidade de pagar tal mensalidade.
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |