PEC-206, independência financeira 24 - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 25/06/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade isenta de conflitos, perfeita. Porém, na atualidade existem algumas barreiras que nos impedem de chegar a esta realidade, uma delas é a Proposta de Emenda da Constituição (PEC) 206, onde a cobrança da mensalidade nas universidades públicas tem sido discutida. (Formule a tese)

É importante ressaltar (Vírgula) em primeiro plano, que atualmente a gratuidade é para todos, independe de o estudante ter estudado em escola pública ou privada. Dessa maneira há a desigualdade presente, pois as pessoas com condições de ter uma educação melhor acabam passando na frente dos estudantes com uma vida acadêmica comum, ocupando as vagas nas universidades públicas. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Reveja a estratégia coesiva) Dessarte, a iniciativa do PEC 206 de cobrar as mensalidades dos alunos que têm condições de pagar, (Sem vírgula) é um bom caminho para o desenvolvimento econômico das próprias faculdades, que assim, (Sem vírgula) podem investir o dinheiro arrecadado na educação. Porém, deve ser trabalhado em um sistema seguro e sem fraudes quanto a seleção dos estudantes, quem terá a gratuidade e quem tem condições financeiras para pagar. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto uma intervenção social e governamental faz-se necessária. Para que nenhum estudante seja prejudicado, o governo poderia investir em programas onde os alunos são desafiados e que tenham uma chance igual concorrendo à a vagas das universidades. Poderia também expandir o número de cotas (a Lei 12.711 de 2012, Lei de Cotas) destinadas às pessoas que estudaram em escolas públicas, facilitando a entrada delas no curso superior e fazendo com que hajam, (Sem vírgula) cada vez mais profissionais com potencial no mercado de trabalho.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200