Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade isenta de conflitos, perfeita. Porém, na atualidade existem algumas barreiras que nos impedem de chegar a esta realidade, uma delas é a Proposta de Emenda da Constituição (PEC) 206, onde a cobrança da mensalidade nas universidades públicas tem sido discutida. (Formule a tese)
É importante ressaltar (Vírgula) em primeiro plano, que atualmente a gratuidade é para todos, independe de o estudante ter estudado em escola pública ou privada. Dessa maneira há a desigualdade presente, pois as pessoas com condições de ter uma educação melhor acabam passando na frente dos estudantes com uma vida acadêmica comum, ocupando as vagas nas universidades públicas. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Dessarte, a iniciativa do PEC 206 de cobrar as mensalidades dos alunos que têm condições de pagar, (Sem vírgula) é um bom caminho para o desenvolvimento econômico das próprias faculdades, que assim, (Sem vírgula) podem investir o dinheiro arrecadado na educação. Porém, deve ser trabalhado em um sistema seguro e sem fraudes quanto a seleção dos estudantes, quem terá a gratuidade e quem tem condições financeiras para pagar. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto uma intervenção social e governamental faz-se necessária. Para que nenhum estudante seja prejudicado, o governo poderia investir em programas onde os alunos são desafiados e que tenham uma chance igual concorrendo à a vagas das universidades. Poderia também expandir o número de cotas (a Lei 12.711 de 2012, Lei de Cotas) destinadas às pessoas que estudaram em escolas públicas, facilitando a entrada delas no curso superior e fazendo com que hajam, (Sem vírgula) cada vez mais profissionais com potencial no mercado de trabalho.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |