A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país (Vírgula) prevê em seu artigo 6º o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto este direito está sendo ameaçado. Em 2017 o Banco Mundial recomendou o fim da gratuidade das universidades públicas. Recentemente a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) colocou este assunto em discursão discussão para ser votado, sabe-se que com isto prejudicará muitos estudantes financeiramente e certamente ocorrerá um retrocesso na educação.
Primeiramente fica claro que os prejudicados serão os estudantes pobres, pois as mensalidades são caríssimas, embora a proposta de cobrança ser para as pessoas que tenham condições de pagar, vale lembrar que quando a Constituição federal foi criada não especificou condições sociais, deixou claro que é direito de todo cidadã (Melhore a construção dessa ideia). Com isto a maioria dos estudantes são pessoas de alto poder aquisitivo que estudaram em escolas particulares, fizeram cursinhos preparatórios e acabaram entrando nas faculdades públicas, com muitas vantagens perante aos que não tiveram nenhum preparo. Estes por sua vez estudaram em escolas públicas e precisavam trabalhar para ajudar com as despesas de casa. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é visto que as escolas públicas deixam a desejar por saber que muitas não são preparadas para um ensino de qualidade, os professores recebem um péssimo salário, são desrespeitados, desvalorizados e muitos já até perderam suas vidas por fazer seu trabalho conforme acreditasse que era o melhor para seus alunos. (Evite um parágrafo frasal. Explore mais o argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso ficaria visível o descumprimento da Constituição, e no mais a educação retrocederia prejudicando os que realmente precisam. É imprescindível que o Estado garanta o direito para todos igualmente e faça algo como um acordo para que as pessoas pobres realmente não saiam tão prejudicadas como por exemplo selecionar as pessoas mais necessitadas com a finalidade de formação para ter uma vida melhor. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |