Segundo o filósofo Paulo Freire (Vírgula) a educação sozinha não muda a sociedade, mas sem ela o corpo social não se altera. Sob esse ponto de vista, a PEC–Proposta de Emenda Constitucional–206 é importante para a transformação do meio social a partir da educação uma vez que alunos pobres não pagarão mensalidades de faculdades públicas, entretanto estudantes que são mais favorecidos tendo uma independência financeira ou não terão que arcar com os custos da graduação. As causas do não retrocesso educacional da PEC 206 são: formação de qualidade e fim das desigualdades. (Muito bem. Apresentou a tese)
Em primeiro plano, a formação universitária de qualidade é uma das causas do não retrocesso educacional devido à PEC 206. De acordo com o ex-presidente Nelson Mandela (Vírgula) a educação é a arma mais poderosa que alguém pode usar para mudar sua realidade, no caso dos mais humildes, eles estudarão em universidades públicas melhores, uma vez que os mais ricos sustentarão eles pagando mensalidades (Melhore a apresentação dessa discussão). Os indivíduos que forem beneficiados com uma educação de qualidade não entrarão na lista dos desempregados pós-pandemia pelo fato de ganharem destaque no mercado de trabalho–cada vez mais pessoas se tornam desempregadas por falta de uma boa educação–.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o término das relações desiguais será outra conquista da proposta de emenda constitucional nº206. Sob esse viés, o artigo 5º da Constituição federal brasileira garante que todos nascem iguais, sendo que a PEC 206 iria garantir essa igualdade no momento em que todos terão a mesma oportunidade de possuir um diploma (Explore mais essa discussão). Consequentemente, com menos desigualdades o Brasil será um país menos desigual, tendo em vista que está na lista dos dez países mais desiguais levando em consideração o Índice de Gini.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe à Câmara dos Deputados—instituição política—a aprovação da PEC 206, fazendo com que estudantes carentes tenham uma boa formação universitária e que as desigualdades nas faculdades públicas se atenuem—o objetivo da PEC é fazer com que alunos ricos paguem instituições de ensino superior enquanto os mais necessitados estudam gratuitamente—. Contudo, a ação desse órgão político será posta em prática por meio de deputados que aprovarão a proposta dentro da Câmara. A finalidade de aprovação do projeto de emenda na constituição constitucional será a garantia de centros universitários justos.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |