No filme "Que horas ela volta?", a personagem Jéssica é uma jovem que vê na educação uma forma de conquistar o seu espaço. Atualmente, os estudantes veem na educação superior gratuita a oportunidade de alterar a sua realidade social e financeira e a cobrança de mensalidade nas universidades públicas coloca em risco as suas perspectivas. Ademais, dois aspectos são importantes: o sucateamento das universidades e o agravamento da desigualdade ao acesso à educação. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, nos últimos anos as universidades têm enfrentado um agressivo descaso por parte do Estado. Um levantamento feito em 2020 pelo G1 apontou que as universidades perderam, em 10 anos, cerca de 73% dos seus investimentos. Nessa perspectiva, percebe-se que a cobrança de mensalidade não seria capaz de sanar as várias demandas das instituições de ensino superior que precisam de amparo governamental. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a implementação de mensalidades resultará no agravamento do abismo entre os estudantes de baixa renda que visam um futuro por meio do ensino superior e os jovens que pertencem a elite. (Truncamento) Tendo em vista que uns conseguirão pagar sem problemas enquanto outros não. (Explore mais a discussão. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fazem-se necessárias medidas capazes de mitigar a problemática sem precisar optar por projetos equivocados que não enxergam os estudantes como um todo. Nesse sentido, o governo federal precisa elaborar políticas públicas que forneçam suporte financeiro às universidades por meio de densos investimentos com a finalidade de reparar as instituições de ensino superior. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
A abordagem do tema está limitada. Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |