No livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, o personagem principal, Fabiano, é alheio aos saberes educacionais básicos e portanto é analfabeto. De volta à realidade atual, milhares de brasileiros são, assim como Fabiano, leigos a educação. A criação do PEC 206 (Desenvolva a sigla) traz à tona esse dilema moral da sociedade que precisa ser debatido, já que faz com que a educação pertença somente ao cenário da elite, contribuindo para a segregação social e a evasão escolar. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, pontua-se a exclusão dos indivíduos pobres, pois as discriminações sociais, entre elas o preconceito à falta de educação, alimenta a ausência da minoria no ensino fundamental básico, em que cerca de 5 milhões de jovens e crianças estavam excluídos das escolas em 2020. O A PEC 206, (Sem vírgula) vai de encontro contrário a idealização de uma sociedade perfeita, falada por Thomas More em seu livro "Utopia", porque a segregação social agravada pelo analfabetismo, (Sem vírgula) contribui com a existência de problemas e conflitos em comunidade. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar, (Sem vírgula) que a presença da elite no ensino público, (Sem vírgula) já reforça as desigualdades sociais, que para Rousseau pode ser moral e política, (Melhore a apresentação dessa discussão) portanto o ensino superior que tornar-se se torna privativo acrescentará ainda mais a evasão escolar dos vulneráveis. (Truncamento) Porque, estudantes que já estão em desistência escolar, por conta das desigualdades sociais e culturais, estarão em retrocesso escolar por causa de sua renda baixa. (Truncamento) Concretizando o pensamento de Jean Jacques Rousseau.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é necessário, que o MEC ( Ministério da Educação) aja em favor dos estudantes vulneráveis socialmente, por meio de ações e palestras bem como protesto para que essa emenda constitucional seja invalidada. Ademais, o governo federal, (Sem vírgula) deve reavaliar a proposta apresentada na PEC 206, por meio de assembleia para não contribuir ainda mais com a exclusão da minoria social, pois somente assim, (Sem vírgula) o Brasil não correrá o risco de ter ainda mais "Fabianos" em sua pátria.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |