A PEC 206 (Desenvolva a sigla) se refere à a um projeto que visa cobrar mensalidades em universidades públicas, esse projeto afirma que tal ato irá diminuir a desigualdade no Brasil, pois a maioria dos estudantes de universidades públicas possuem boas condições financeiras. Porém, a PEC pode acabar por aumentar essa desigualde e dificultar mais ainda o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira instância, vemos que a PEC 206 menciona que a gratuidade ainda será mantida parar aqueles que comprovarem que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, porém em outros processos seletivos, muitas pessoas declaram de maneira enganosa não serem capazes de custear as taxas ou as mensalidades cobradas (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, é perceptível que isso prejudicaria ainda mais alunos de baixa renda, pois o mesmo correria o risco de ter que arcar com a mensalidade mesmo não havendo condições para isso.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a finalidade da existência de uma universidade pública é justamente a gratuidade da mesma e seu financiamento feito pelo Estado, não feito pelos estudantes. Sendo assim, fica claro que com a aprovação da PEC 206, as universidades públicas deixariam de exercer uma política pública e se tornariam uma universidade privada, pois iniciaram a obter uma postura igual à a essas universidades ao adotarem o pagamento de mensalidades como uma de suas políticas. (Explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Diante desses fatos, fica evidente a necessidade de medidas que venham impedir a aprovação desse projeto. Por conseguinte, cabe às universidades públicas, seus estudantes e a população se mobilizarem e se posicionaram contra a aprovação da PEC 206, além de buscarem compartilhar mais sobre a mesma, com a finalidade de que mais pessoas saibam do projeto, unindo forças para pressionarem os deputados federais a votarem contra a aprovação dela. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |