PEC 206: Privatizando a política pública. - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 24/06/2022

Status:

Corrigida
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A PEC 206 (Desenvolva a sigla) se refere à a um projeto que visa cobrar mensalidades em universidades públicas, esse projeto afirma que tal ato irá diminuir a desigualdade no Brasil, pois a maioria dos estudantes de universidades públicas possuem boas condições financeiras. Porém, a PEC pode acabar por aumentar essa desigualde e dificultar mais ainda o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira instância, vemos que a PEC 206 menciona que a gratuidade ainda será mantida parar aqueles que comprovarem que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, porém em outros processos seletivos, muitas pessoas declaram de maneira enganosa não serem capazes de custear as taxas ou as mensalidades cobradas (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, é perceptível que isso prejudicaria ainda mais alunos de baixa renda, pois o mesmo correria o risco de ter que arcar com a mensalidade mesmo não havendo condições para isso.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a finalidade da existência de uma universidade pública é justamente a gratuidade da mesma e seu financiamento feito pelo Estado, não feito pelos estudantes. Sendo assim, fica claro que com a aprovação da PEC 206, as universidades públicas deixariam de exercer uma política pública e se tornariam uma universidade privada, pois iniciaram a obter uma postura igual à a essas universidades ao adotarem o pagamento de mensalidades como uma de suas políticas.  (Explore mais o argumento)

(Boa estratégia coesiva) Diante desses fatos, fica evidente a necessidade de medidas que venham impedir a aprovação desse projeto. Por conseguinte, cabe às universidades públicas, seus estudantes e a população se mobilizarem e se posicionaram contra a aprovação da PEC 206, além de buscarem compartilhar mais sobre a mesma, com a finalidade de que mais pessoas saibam do projeto, unindo forças para pressionarem os deputados federais a votarem contra a aprovação dela. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200