Em “A Rainha Vermelha”, da autora Victoria Aveyard, Mare Barrow é uma garota que vive em estado de miséria e não tem a possibilidade de continuar os estudos além do fundamental, por conta da elitização da educação, disponível apenas para os nobres. Sem outras possibilidades, a personagem entra na criminalidade. De forma semelhante, a maior parte da população brasileira não tem condições de custear seu ensino e necessita da gratuidade dessas instituições para continuar seus estudos. Nesse sentido, surge a discussão sobre a PEC 206 que visa a cobrança de mensalidades nas universidades públicas. Tanto a má elaboração do texto, quanto a forma como ele afeta os estudantes vulneráveis são motivos pelos quais a PEC se mostra inviável.
Primeiramente é necessário destacar como o pensador da PEC (Desenvolva a sigla), General Paternelli, se isentou da responsabilidade de apresentar uma proposta clara e objetiva. Segundo dados do site “Estratégia Vestibulares”, a PEC 206 é apresentada com a proposta de taxar as faculdades públicas, mas garantir a gratuidade a estudantes que não tenham condições de arcar com as despesas. Porém, o texto deixa em aberto várias questões sobre o assunto, não deixa claro como isso será realizado e ainda troca o termo “discentes” por “docentes” ao se referir aos estudantes. Isso revela a falta de compromisso e conhecimento sobre a área a qual propõe tais mudanças. Consequentemente, em um primeiro momento, pessoas mais desinformadas podem concordar com a proposta, mas ao analisá-la mais profundamente, nota-se lacunas e erros que certamente se transmutarão em prejuízos para os estudantes. (Delimite as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, tem-se as possíveis mudanças decorrentes de tal PEC. Segundo informações adquiridas de uma entrevista com reitores e divulgada na CNN, as universidades não teriam condições de arcar com os próprios custos se mantivessem seus recursos através de mensalidades, o que resultaria na piora das condições de ensino. Nesse contexto, as universidades públicas, que hoje são os grandes tecnopolos do Brasil, responsáveis pelo desenvolvimento e avanço do país, poderiam ter seus recursos limitados e sua capacidade para formar novos profissionais diminuída. Além de afastar estudantes oriundos de escolas públicas que necessitam do auxílio financeiro, alimentício, locomocional para continuar estudando, pois as universidades, que já encontram dificuldades em manter esses auxílios, não teriam mais condições de arcar com essas despesas. Desse modo, a PEC 206 pioraria as condições do ensino no país. (Reestrutrue e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, medidas devem ser tomadas para que outras possibilidades sejam analisadas e consideradas para a melhora do ensino no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) - órgão responsável pela educação no país- deve facilitar a entrada de jovens oriundos de escolas públicas na universidade. Isso deve ser feito através do aumento e da mudança nos requisitos das cotas, que hoje, levam em consideração apenas os estudantes que estudaram o ensino médio em instituições públicas, o que dá abertura para estudantes que estudaram na particular entrar nas cotas e conseguirem a vaga. As cotas devem ser claras quanto a renda e considerar apenas os estudantes que estudaram a vida toda em instituições públicas de ensino. Tais mudanças serão essenciais para evitar fraudes e garantir que estudantes pobres possam ter o devido acesso à educação.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |