A cada dia vem se tornando mais difícil concursar cursar uma faculdade por ter um custo bem alto, e vários estudantes que sonham em entrar na faculdade correm atrás de uma pública, mas com a decisão da PEC (Desenvolva a sigla) sobre a cobrança de mensalidade em universidades públicas isso se torna uma realidade cada vez mais distantes para estes estudantes de todo o Brasil. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture as discussões)
Muitos jovens que não possuem condições para custear uma faculdade particular optam por uma pública, e se esforçam para conseguirem uma bolsa ou uma boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e ingressar na faculdade por meio das oportunidades disponibilizadas pelo governo como Sisu ( Sistema de Seleção Unificada), Fies ( Fundo de Financiamento Estudantil) ou até mesmo o Prouni ( Programa Universidades para Todos), para cursarem à a tão sonhada faculdade e poder mudar a sua vida e de sua família. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Como citado na íntegra (Vírgula) 70% dos estudantes recebem um valor inferior a 1,5 salário mínimo, e como pretendem melhorar a educação no país se começarem a cobrar custos mensais para os estudantes? Isso só fará com que mais e mais pessoas desistam dos estudos e procurem algo mais fácil como a vida do crime e a prostituição, com essas cobranças só fazem com que o país retroceda cada vez mais. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Devemos e seremos contra a cobrança de mensalidades em universidades pública, pois a partir do momento em que se paga algo ela deixa de ser gratuita, gostaríamos que os responsáveis tomassem providências tangíveis de tal ato, e que trabalhassem em prol dos estudantes carentes para que o Brasil venha crescer cada vez mais. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |