. - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 23/06/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A primeira universidade brasileira foi criada em 1920 no Rio de Janeiro, pelo decreto nº 14.34, e em 1932 no governo Vargas foi aprovado o Estatuto das Universidades Brasileiras, as universidades públicas.Eventualmente, ao longo dos anos, até hoje, foi se aperfeiçoando e tomando decisões para que o ensino público tivesse os melhores professores e consequentemente o melhor ensino. Tanto que (Vírgula) atualmente, todos os alunos têm preferência por universidades públicas ao de ensino privado, e não só porque as públicas são gratuitas, mas porque são reconhecidas como melhores. (Melhore a apresentação dessa discussão)

Em virtude disso, a PEC 206 (Desenvolva a sigla) propõe a retirada da gratuidade das universidades públicas para todos. Sugere que alunos que têm condições paguem, e que são as próprias instituições de ensino que vão decidir quem está apto ou não a pagar, de acordo com as normas instituídas pelo governo. Foi apresentada essa proposta com o pretexto de acabar com a desigualdade, de que a maioria dos estudantes que passam para universidades públicas são oriundos de escolas particulares, e que devido a isso, (Sem vírgula) tiveram melhor acesso à educação, e que consequentemente também por virem de instituições privativas de ensino, (Sem vírgula) têm condições financeiras de pagar o ensino superior. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, devemos atentar que não é bem assim (Evite esse tipo de construção), muitos dos pais conseguem pagar uma escola particular com muito esforço, se privando muitas vezes de momentos de lazer importantes, como simplesmente ter uma viagem em família, comprar roupas com frequência ou até mesmo sair para comer fora ou comprar o que tiver vontade. Só com isso já podemos observar que não é porque uma pessoa teve uma educação em escola particular, que ela vai conseguir pagar o ensino superior (Reestruture essa discussão). Igualmente devemos pensar na frase, “estudou numa escola particular, por isso teve melhor ensino”, temos um dos maiores impostos do mundo, e os pagamos tão altos com a garantia de acesso à educação em todos os níveis, e também de saúde, cultura, lazer, entre outros, para toda a população. À vista de pagarmos tão altos impostos, esperamos que o governo cumpra também sua parte, proporcionando à população o que lhe é de direito garantido.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, assim como disse o filósofo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, então todos devem ter o direito de uma boa educação gratuita, como garantido por lei em nosso país, começando, (Sem vírgula) é claro com as escolas de ensino básico. O MEC (Desenvolva a sigla) deve melhorar a qualidade de estudo das escolas públicas, escolhendo os melhores professores, renovando o ambiente escolar que muitas vezes não é muito agradável e sempre incentivando os alunos, porque assim será reparada a desigualdade estudantil e consequentemente todos conseguirão fazer as avaliações exigidas sem defasagem. Juntos continuaremos lutando, sempre em busca de uma educação cada vez melhor, para alcançarmos o Brasil que tenho certeza todos esperam e sonham.​​​​​​​ (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200