Levando em conta o artigo 206 (Vírgula) em seu inciso IV (Vírgula) da Constituição federal de 1988, é garantido a "gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais", com o intuito de permitir o acesso ao ensino superior a quem não pode pagar por ele. (Evite um parágrafo frasal)
A priori, a Constituição foi criada para determinar os direitos e deveres de políticos e cidadãos e, (Sem vírgula) as Propostas de Emenda Constitucional (PECs) existem para manter a Constituição atualizada de acordo com assuntos relevantes à nação. Todavia uma abordagem ganhou destaque em maio deste ano, seria ela a alteração dos artigos 206 e 207, que tratam da gratuidade do ensino público em todos os níveis. Este tema já foi discutido em 2018, entretanto nada foi feito. A proposta seria a tal: A PEC 206 institui a cobrança de mensalidade nas universidades públicas do país. (Abordagem limitada do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) O responsável pela autoria, Peternelli crê que a iniciativa diminuiria a desigualdade, visto que o pagamento seria efetuado apenas por que tem condições de pagar. "Numa universidade pública, quem pode, paga. E quem não pode, não paga." - argumenta. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, essa proposta deveria igualar as oportunidades de ter-se um ensino superior, contudo a Comissão de Constituição e Justiça, ao invés de aprovar esta Emenda Constitucional, pode propor às instituições de ensino superior públicas a efetuação de um sistema de cotas, em que a maioria das vagas fosse destinada àquelas pessoas que estudaram em colégio público. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |