Desde o século 19, em que os primeiros sociólogos se levantavam com a finalidade de explicar á à população as mudanças causadas pela Revolução Industrial, até os dias de hoje, há a necessidade de esclarecer á sociedade certos temas, como a PEC206 (Desenvolva a sigla), criada com a finalidade de cobrar mensalidades nas universidades públicas. Porém, o que era um investimento, tornou-se algo escandaloso á para a população devido à manipulação midiática e a omissão do sistema de ensino
É inegável como a manipulação midiática tem deixado brasileiros ignorantes quanto a PEC206. Isso acontece porque os meios de comunicação, pautados em uma perspectiva lucrativa, tendem a valorizar seus conteúdos, marginalizando, assim, a abordagem de assuntos que não evocam a atenção do público (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa realidade se aplica à PEC206, deixando-a em invisibilidade, pois não satisfaz as grandes mídias. Essa reflexão ganha forças na afirmação de Zigmunt Bauman: "na era da informação, a invisibilidade é equivalente a morte".
(Boa estratégia coesiva) Além do mais, a ausência de debates a respeito da PEC206 nas escolas alicerça o fato de muitas pessoas a considerarem algo ruim para o país. Isso ocorre porque observa-se a deterioração do papel formador do jovem na escola, visto que a ingerência governamental prevê uma educação que limita a instrução social, de modo que a sociedade esteja ignorante a PEC206, expondo-a a pré-julgamentos e preconceitos. Essa ideia confirma-se nas palavras de Cícero :"A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano". (Explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário medidas que solucionem a ignorância quanto a PEC206. Por isso, o Ministério Público- órgão responsável por defender os interesses sociais- deve pressionar o Estado no que se refere ao aporte de infraestrutura nas escolas, universidades e setores destinados á educação, afim a fim de que, através do conhecimento e apoio das pessoas, a PEC206 venha ser aprovada. Ademais, as instituições de ensino devem, através de palestras, estimular atitudes contribuintes ao projeto. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenhas os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |