A sociedade brasileira é estruturada por desigualdades sociais, racismo, exclusão e minorias, consequência do contexto histórico do país como colônia imperial explorada por Portugal. Como forma de amenizar essas diferenças, surgem as políticas sociais, entre elas, a gratuidade do ensino público a todos os brasileiros sem distinção, garantida pela Constituição federal em seu artigo 206. Ao apresentar o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 206 que pretende cobrar mensalidades nas universidades públicas tendo como critério a renda, o Estado estaria transferindo seu dever para outros e, mais uma vez, segregando a sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
O acesso ao ensino superior no Brasil é um direito social e de extrema importância, visto que as instituições desse nível de ensino e seus alunos são responsáveis por moldar a educação do país. A responsabilidade recai ainda para além do período de formação acadêmica, pois é essa geração que logo vai integrar o mercado de trabalho, outro direito social. Dito isto, é dever do Estado garantir o direito à educação pública de qualidade a brasileiros de todas as classes sociais, já que nem todas as pessoas têm condições de pagar por ensino particular. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O deputado Peternelli, responsável por elaborar a PEC 206 (Vírgula) disse que a proposta não tem o objetivo de privatizar o ensino superior e sim obter mais recursos para melhorar as instituições. Todavia, as universidades públicas recebem, cada vez menos, recursos do governo federal, só em 2022, segundo o Ministério da Educação (MEC) as verbas para custeio e investimento das universidades foram bloqueadas em 14,5%, o MEC diz que o bloqueio dos recursos "discricionários" é necessário para cumprir teto de gastos. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo é contraditório, (Sem vírgula) ao dizer que quer arrecadar mais recursos e ao mesmo tempo retira investimentos da área do ensino superior, o Estado tenta transferir parte de seu dever para as pessoas que teriam condições de pagar um ensino particular, os ricos. A questão é que as universidades públicas já são custeadas por toda a sociedade quando pagam seus tributos, se estes não são suficientes, o problema maior não é a falta de recursos (Vírgula) e sim a má gestão pública. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O Estado precisa reavaliar sua gestão, seu pessoal e dar privilégio as contas que têm sua finalidade social, ou seja, que atendam ao interesse público e não aos supérfluos, que atendam ao interesse particular, porque um governo que cria uma estrutura paralela no MEC controlada por lobistas evangélicos, para obter vantagens particulares e ilegais com a obtenção de verbas do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), descoberto pela Polícia Federal (PF) e, (Sem vírgula) que ao mesmo tempo retira verbas públicas para o ensino público, claramente não está priorizando a sociedade. (Reestruture)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |